Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da assessoria de imprensa do SEEB/SM
Após 21 dias de greve, os bancários de Santa Maria e região decidiram pelo fim do movimento. A decisão foi tomada há pouco, em assembleia na AABB, em Santa Maria. A categoria aprovou as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também as propostas específicas de Caixa, Banco do Brasil e Banrisul.
A Fenaban ofereceu reajustes de 10% para os salários, para a PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação. Quanto aos dias parados, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión, avalia a greve deste ano como positiva para a categoria.
– Tivemos uma mobilização forte na região, com mais de 40 agências públicas e privadas em greve durante toda a greve. Infelizmente, por circunstâncias de grandes bases que seguiram a orientação do Comando Nacional dos Bancários, a categoria tem que voltar ao trabalho com a aceitação de uma proposta muito aquém de suas necessidades – avalia.
Confira no site www.bancariossm.com.br a íntegra das propostas da Fenaban e as propostas específicas de cada banco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.