EducaçãoPrefeituraTrabalho

TRABALHO. Sindicato dos Professores Municipais tenta mobilizar categoria pelo piso de R$ 2.135,64

Pela ASSESSORIA DE IMPRENSA do Sindicato dos Professores

Os docentes da Rede Municipal de Educação deliberam, nesta quarta-feira (9), quais ações irão tomar para reivindicar um aumento salarial de 18,24% – reajuste necessário para que se atinja o Piso Nacional do Magistério, que hoje é de R$ 2.135,64. A assembleia, que começa às 16h30 no Clube Comercial, busca mobilizar a categoria para reverter as perdas salarias do magistério nos últimos dois anos – já que ao aumento de 11,36% concedido pelo MEC em 2016 somam-se 6,6% não pagos pela Prefeitura no ano passado. Os professores prometem intensificar a mobilização durante todo o mês de março. Neste ano, devido às eleições, reajustes acima da inflação podem ser dados até 180 dias antes das eleições – até abril, portanto.

A Prefeitura Municipal deixou de pagar o Piso no final de 2014, quando houve o último reajuste; em 2015 houve apenas reposição das perdas inflacionárias, e neste ano, até o momento, não houve sinalização, por parte do prefeito Cezar Schirmer, de que o valor venha a ser pago. Embora a Coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria – Sinprosm tenha solicitado, ainda no começo de fevereiro, uma reunião de negociações com Schirmer antes da assembleia, o Gabinete sequer respondeu à solicitação da categoria; tampouco houve indicações sobre o pagamento da reposição da inflação.

Dentre as reivindicações estão também a solução para a falta de professores na rede – que já iniciou o ano letivo com transtornos devido ao reduzido número de docentes, chegando inclusive à dispensa de alunos – e para a falta de um plano de saúde compatível com os ganhos dos municipários – hoje, a empresa que presta serviço ao Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Municipários – IPASSP-SM chega a cobrar mensalmente cerca de 820 reais por pessoa no caso de quem tem mais de 59 anos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo