ELEIÇÕES. Na véspera do “Dia D”, Schirmer já sabe que manterá uma secretária. Mas perde Adelar Vargas
Esta quinta-feira é o chamado “Dia D”. Vale para todos os partidos, que ainda buscam nomes ilustres para concorrer (à Câmara ou, até, a vice-prefeito pelo menos) em outubro e tem nesta quinta-feira a última chance legal – resguardados dois dias para resolver problemas cartoriais. E vale para o prefeito Cezar Schirmer, que saberá quantos e quais de seus Cargos de Confiança irão se afastar para concorrer.
Não se sabe, ainda, exatamente quem os partidos conquistarão nessa undécima hora, nem quais serão os que deixarão a Prefeitura direto para a campanha eleitoral. Mas pelo menos duas definições ocorreram nesta quarta-feira. E, via Feicebuqui, o editor conversou com ambas.
Uma delas, a secretária de Educação, Silvana Guerino, optou por não seguir a carreira político-eleitoral. Com fortes laços familiares vinculados ao PP, preferiu continuar onde está e não disputar vaga na Câmara. Confira a sua manifestação, feita agora à noite:
“O dia foi cheio e de muitas decisões. Entre tantas, afirmo com convicção que não sou candidata à vaga no Legislativo . Sigo se for da vontade e confiança do nosso Prefeito, o projeto da Educação”
Desenhando: Silvana Guerino só sai se Cezar Schirmer quiser. Do contrário, continua secretária.
A outra definição foi a do secretário de Ação Comunitária e coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, o Bolinha. Sua decisão acabou sendo outra, inclusive surpreendendo muita gente. Olha só o que ele disse ao escriba, literalmente:
“Depois de ter conversado com a família e apoiadores, decidi que vamos colocar meu nome de pré-candidato a Vereador pelo PMDB, no qual tenho 28 de lutas. Vamos tentar uma vaga na Câmara para renovar a política e tentar fazer um trabalho em benefício da sociedade santa-mariense”.
Resumindo: falta a confirmação, que deve ocorrer ao longo desta quinta, dos secretários Tubias Calil (Infraestrutura) e Magali da Rocha (Habitação), os peemedebistas; Miguel Passini (Mobilidade Urbana), o pedetista; e Erony Paniz Júnior (Esporte), o pepista. A tendência é que todos concorram. Ainda que, na noite desta quinta, houvesse liderança importante do PMDB que mantinha certa dúvida em relação a Calil. Aguardemos.
Vai ser umas percas irreparavel acho que a cidade vai parar.