Artigos

Que alternativas Santa Maria deve escolher? – por Carlos Costabeber

Em sequência ao raciocínio proposto pelo Milton Seligman, desejo analisar de forma objetiva essa questão. Como escrevi na semana passada, essa é uma “briga de cachorro grande”; um jogo muito pesado, sofisticado, altamente profissionalizado e que não admite erros e omissões de qualquer natureza.

Por isso, não quero criar expectativas que estejam fora da nossa competência e capacidade de ação.

Mas de uma coisa estou plenamente convencido: SANTA MARIA TEM UM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO. Só que nem nós mesmos, colocamos fé!  Sempre tivemos dificuldade em trabalhar unidos, e numa só direção.

E um bom exemplo foi quando alardeávamos que Santa Maria era a “Capital Brasileira da Poupança”! Para se contrapor a esse pensamento conservador, temos a gaúcha Caxias do Sul, que pode ser considerada a “Capital do Investimento Produtivo”. Assim, enquanto “paramos no tempo”, os caxienses estão anos a nossa frente !

Para agravar, tenho batido há muito, num tema abordado num artigo que escrevi em A Razão (15/08/2009): “Os Três Orçamentos de Santa Maria Não se Conversam”. Passados 5 anos, não vi muita evolução nesse quadro; e isso é o que me deixa preocupado.

Onde continuamos falhando? Por que temos dificuldades em trabalhar de forma uníssona? Afinal, todas as lideranças locais sonham com uma Santa Maria maior e melhor, gastam suas energias nesse sentido, mas estamos todos deixando a desejar.

Compreendo que é cada vez mais difícil, alguém abrir mão de seu precioso tempo para se dedicar de forma voluntária aos assuntos da cidade. E isso tem gerado um vácuo muito perigoso.

Felizmente tivemos a coragem e a iniciativa em criar a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM). É ali que, pela primeira vez, estamos trabalhando de forma profissional, unindo empresários e o poder público municipal, com as principais entidades representativas da sociedade local.

É impressionante o quanto avançamos; o quanto já recuperamos do tempo perdido. Escrevo de cadeira, pois sou testemunha dessa luta, desde os tempos do meu saudoso pai à frente da Cacism e do Codesma. Está sendo uma mudança importante, como jamais havíamos feito: com paixão e profissionalismo.

Então, agora já temos resposta para a pergunta: que alternativas Santa Maria deve escolher?

De imediato, avaliamos que a PRINCIPAL ALTERNATIVA, seria a de desenvolver PARCERIAS ESTRATÉGICAS como a que estamos fazendo entre as Forças Armadas e as universidades locais – com excelentes perspectivas.

E, realmente, a nova cultura global se baseia fortemente em parcerias estratégicas, inclusive entre países e empresas que foram rivais ao longo dos tempos. Os muros estão caindo, como já afirmava o americano Thomas Friedman em seu livro, “O Mundo é Plano” (2005). Realmente, estamos entrando numa nova era, onde o Mundo vai virar uma planície.

Estou pois, convencidíssimo de que esse é o caminho mais adequado. Até porque, para mim, PARCERIA  é sinônimo de RELACIONAMENTO – um campo onde temos muito a evoluir.

Boa semana a todos !

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo