Câmara de VereadoresPrefeitura

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Alô, Câmara: põe o projeto na íntegra no Portal da Transparência

O próprio prefeito, com Mânica e Cechin, entregou o projeto ao presidente Denardin, com Pozzobom

O prefeito municipal, acompanhado de dois secretários, entregou nesta sexta-feira, na Câmara, o projeto que estabelece o programa de regularização fundiária da comuna. É uma proposta estratégica, e como tal imagino deva ser tratada. Por isso, sugiro, peço, que os responsáveis pelo Portal da Transparência do parlamento, o publiquem na íntegra. É uma maneira de a população conhecê-lo, aaaantes de uma eventual audiência pública. Depois, não adianta reclamar que vai pouca gente.

Enquanto isso, fiquemos com a notícia da entrega, feita na manhã desta sexta. O material foi produzido pela assessoria de imprensa do parlamento municipal. O texto é de Clarissa Lovatto, com foto de Pedro Pavan. Acompanhe:

Legislativo recebe projeto do programa de regularização fundiária

O projeto de lei do Executivo que institui o programa de regularização fundiária no município foi entregue, no final da manhã desta sexta-feira (18), pelo prefeito, Cezar Schirmer, ao presidente do Legislativo, vereador Paulo Airton Denardin. O encontro entre o chefe do Executivo e o chefe do Legislativo ocorreu no gabinete da presidência, na Câmara de Vereadores, e contou, ainda, com a presença do vereador Admar Pozzobom, vice-presidente da Casa, do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Sérgio Cechin, e do secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica.

A proposição contempla áreas de interesse social e as de interesse específico, conforme explicou o secretário Cechin, que esclareceu detalhes da proposta do Executivo. O prefeito Schirmer enfatizou que a regularização fundiária é imprescindível para Santa Maria porque, caso contrário, a cidade será, em alguns anos, inabitável e ingovernável. Ainda, segundo o prefeito, o município, por diferentes circunstâncias e situações, tem 60% de moradias em situação irregular. Segundo a justificativa contida no projeto, a lei “será instrumento eficaz para planejamento urbano, garantindo o direito à cidade sustentável, entendido como direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, para presentes e futuras gerações”.

A constatação de assentamento informal ou parcelamento do solo irregular será feita por meio da identificação em levantamento aerofotogramétrico ou por provas documentais que comprovem que a ocupação estava consolidada na data de publicação da lei. Além de instituir o Programa de Regularização Fundiária, o projeto estabelece que alíquota do ITVBI será reduzida para 0,5% do valor do imóvel, tanto para regularização de interesse social como de interesse específico, e também revoga a Lei 3.499/92.  Tal lei autoriza a ligação de água e luz, a título precário, em terrenos do município ocupados há mais de 60 dias.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bom dia Claudemir!
    Conforme noticiado no release, o Executivo entregou projeto, em forma impressa, para o Legislativo, sem a versão digitalizada. Podes deixar que entro em contato com a prefeitura e peço o projeto ( que tem 25 artigos) para postar no portal da Câmara.
    Clarissa Lovatto (NOTA DO EDITOR: isso que o leitor vê é o que se chamaria resposta correta. Inclusive porque o interesse não é do repórter, mas da comunidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo