Arquivo

Páreo corrido? Só com muita traição, para Michel Temer deixar de ser o Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara dos Deputados, como se sabe, é o segundo na linha de sucessão do ocupante da cadeira principal do Palácio do Planalto. Na ausência de Luiz Inácio Lula da Silva, quem assume é o vice-presidente, José Alencar – hoje internado, mais uma vez, para tratamento de complicações resultantes de um câncer que o persegue há mais de uma década. Logo em seguida vem o dirigente máximo da Câmara.

 

Inclusive por isso, e mais todo o poder decorrente da condição, se explica uma verdadeira guerra pelo cargo. O pleito acontece em fevereiro e há pelo menos dois ou três candidatos competitivos. Quer dizer, um deles, ao que tudo indica, se consolida como favorito disparado, pela quantidade de apoios que conseguiu amealhar. Trata-se do peemedebista de São Paulo, Michel Temer (foto).

 

A grande ameaça, aliás única, a essas alturas, é o caráter secreto do voto. Ainda assim, como escreve o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, somente uma imensa traição pode tirar a vitória do peemedebista. Acompanhe mais, na nota que reproduzo adiante. A foto é de Antônio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Temer só perde na Câmara se houver 142 ‘traições’

A dois meses da eleição para a presidência da Câmara, a contabilidade da disputa é francamente favorável ao candidato Michel Temer (PMDB-SP). O deputado fechou a semana com o apoio declarado de 12 partidos. Além do PMDB, estão com Temer: PT, PSDB, DEM, PPS, PR, PTB, PV, PSC, PTC, PHS e PTdoB. Juntas, essas legendas abrigam 398 deputados. Temer precisa de 257 votos para prevalecer já no primeiro turno. Sobram-lhe 141 votos.

Ou seja, para que Temer saia derrotado da sucessão de Arlindo Chinaglia (PT-SP), é preciso que haja 142 Silvérios do seu lado. Como o voto é secreto, quem disser que põe a mão no fogo pelos aliados arrisca-se a sair chamuscado. Mas parece improvável que as traições cheguem a tanto…”

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “Temer só perde na Câmara se houver 142 ‘traições’”, de Josias de Souza. E clique aqui para ler outras informações e análises do jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo