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Os empresários e a eleição na UFSM

Os veículos de comunicação trataram do tema apenas de passagem. Mas, na segunda-feira, dia 13, em reuniões separadas na sede da entidade, os três candidatos à reitoria da UFSM receberam a “Carta de Propostas” da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – entregue pelo presidente, José Roberto Denardin.
      Pelo significado que este jornalista imagina tenham esses encontros, e a importância de que se reveste a instituição maior de ensino superior de Santa Maria, considero razoável que se deva saber o que querem, afinal, os “capitães de comércio e indústria” de nossa cidade, do futuro reitor da UFSM.
      Assim, abaixo, reproduzo a dita “Carta de Propostas” recebida, respectivamente, por Paulo Burmann, Elaine Resener e Clóvis Lima. Ei-la:
     
      CARTA DE PROPOSTAS
     
      1. Formatar sistema/ estrutura para assegurar diagnósticos e estudos de apoio ao DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO de Santa Maria e região.
     
      2. Viabilizar, dentro dos cursos, disciplinas para capacitação voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo, com práticas administrativas nas áreas de gestão, marketing, planejamento estratégico, custos, entre outros, estimulando que os cursos abram mais carga horária para ações de integração dos acadêmicos com a realidade empresarial, realizando estágios ao longo dos cursos;
     
      3. Viabilizar projetos especiais de férias, que permitam estágios gerenciais em empresas locais e da região, bem como criar ferramentas para que, através dos estágios, possam ser pesquisadas e propostas novos processos de transformação, novas tecnologias e soluções;
     
      4. Formatar um projeto de Tecnópole (agência de desenvolvimento baseada em um conjunto de incubadoras empresariais e tecnológicas num único Campus) dentro da UFSM;
     
      5. Definir estratégias específicas/ áreas focais para serem desenvolvidos/ fomentados na tecnópole, identificando setores que devem merecer atenção especial por serem essenciais para a criação de um parque de alta tecnologia, como informática, engenharia da produção, telecomunicação, ….
     
      6. Criar mecanismos de cooperação para ampliar o compartilhamento de informações (estudos, projetos, possibilidades de parcerias …) entre a universidade e o setor produtivo, estimulando novos canais de comunicação, bem como um BANCO DE PROJETOS para apoio na captação de empresas interessadas em investir em novos processos/negócios, oferecendo MEDIAÇÃO para a integração;
     
      7. Analisar a ampliação ou criação de novos núcleos da Incubadora Empresarial, buscando linhas especiais de financiamento, estrutura inicial para o estímulo de iniciativas empreendedoras de acadêmicos e docentes, bem como estrutura científica, técnica e administrativa de acompanhamento e suporte;
     
      8. Formar parcerias com a CACISM e demais entidades empresariais, bem como governos estaduais e municipais, para a ampliação dos calendários de workshopps, seminários, visitas técnicas (…) sobre empreendedorismo para os empreendedores e universo acadêmico, multiplicando o conhecimento sobre práticas de sucesso;
     
      9. Criar grupo permanente de pesquisa de iniciativas e projetos de integração que possam servir de modelo para novos processos a serem trabalhadores pela UFSM com as entidades empresariais, empresas e governos, bem como construção de ferramentas de busca permanente de novos investidores e oportunidades no cenário nacional e internacional;
     
      10. Instalar cursos noturnos, ampliando o aproveitamento da estrutura e capacidade técnica-científica da UFSM e a possibilidade dos empreendedores e trabalhadores ingressarem no mundo acadêmico.
     
      11. Viabilizar mecanismos estimulando a criatividade e inovação no mundo acadêmico voltado para a investigação de alternativas tecnológicas, com premiação para as melhores soluções, etc.

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