CongressoPartidosPolítica

IMPEACHMENT. Confira a íntegra do pedido apoiado pelo PSDB e a oposição a Dilma. Ele foi lido esta tarde

Além dos patrocinadores, o pedido (com 65 laudas) tem como testemunhas, entre outros, o presididente do movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri, e do Vem Pra Rua, Marcelo Cherquer
Além dos patrocinadores, o pedido (com 65 laudas) tem como testemunhas, entre outros, o presididente do movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri, e do Vem Pra Rua, Marcelo Cherquer

O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que tem o patrocínio do PSDB, ao qual é ligado o principal dos assinantes, o ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, Miguel Reali Júnior, além do ex-petista Hélio Bicudo e ainda Janaína Paschoal, foi lido esta tarde na Câmara dos Deputados.

Na próxima segunda-feira, deve ser instalada comissão especial para tratar do tema. Sobre tudo isso, acompanhe material publicado originalmente no portal Congresso em Foco, com reportagem de Fábio Góis. E, lá embaixo, você tem o linque para acessar a íntegra do documento. A seguir:

Câmara dá início a processo de impeachment

O primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), leu em plenário o conjunto de documentos relativos ao pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, posto em andamento ontem (2) pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PDMB-RJ). A denúncia contra a petista é assinada pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal e foi protocolada em outubro, com base em suposto crime de responsabilidade de Dilma em relação à Lei Orçamentária.

A leitura de plenário é o primeiro passo formal da tramitação da peça acusatória que pede a cassação da presidente. Ontem (quarta, 2), Cunha apenas executou o ato de ofício, administrativamente, de encaminhar a deliberação ao conjunto de deputados. O rito burocrático teve início horas depois de o deputado saber que o PT votaria pela continuidade do processo que pode levar ao fim de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara. Investigado pela Operação Lava Jato, com denúncia formalizada no Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria-Geral da República, Cunha é acusado de ter mentido aos pares em março, na CPI da Petrobras.

Citado por quatro delatores como beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras, o deputado é acusado de manter na Suíça contas bancárias não declaradas às autoridades brasileiras com o propósito de receber propina. Durante o depoimento à comissão de inquérito, ele negou ter contas no exterior. Mentir a uma CPI configura quebra de decoro. Mas esta não foi a única contradição de Cunha em seu depoimento…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO PEDIDO DE IMPEACHMENT, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo