Mídia

OLHA O CARA! FHC perdeu as unhas de vez. Lula é o “personagem do ano”, segundo o El País

Um dos jornais mais importantes do planeta considera o cara como o personagem do ano
Um dos jornais mais importantes do planeta considera o cara como o personagem do ano

É impressionante. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tão cioso de sua cultura e interferência no mundo, ao lado de uma invulgar inveja pelo sucesso de quem o substituiu, deve estar sem unhas, de tão roídas. Agora, é um dos jornais mais influentes do planeta, o El País, da Espanha, que escolha Luiz Inácio Lula da Silva como “o personagem do ano”.

Pooois é! Coisa curiosa essa. A mídia brasileira faz o possível para esculhambar um Presidente da República, por mais que ele tenha apoio popular. Seus congêneres estrangeiros devem ser todos cegos, claro. Ah, sobre a nova razão do desespero psicológico de Fernando Henrique, acompanhe reportagem do portal Terra, com informações da agência de notícias espanhola EFE. A seguir:

 “Lula é escolhido personagem do ano pelo ‘El País’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido personagem do ano pelo jornal espanhol El País e qualificado pelo líder do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, como “um homem cabal e tenaz”, em um artigo publicado na quinta-feira no site da publicação.

O perfil de Lula fará parte de um suplemento especial elegendo “Os 100 do Ano” entre homens e mulheres ibero-americanos que marcaram 2009. O artigo será publicado pelo El País no domingo, mas foi antecipado por sua versão digital.

O encarregado de traçar o perfil do presidente brasileiro foi Zapatero, que lembra que o conheceu em setembro de 2004, após a incorporação da Espanha à Aliança Contra a Fome, liderada pelo presidente brasileiro, em uma cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. “A ocasião não podia ter sido melhor”, disse.

O presidente espanhol considera que o Brasil “é um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada e está chamado a desempenhar ..”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira a PERFIL de Lula (no original, em espanhol) “El hombre que assombra el mundo”, assinado pelo primeiro ministro daquele país José Luis Zapatero.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não vou me manifestar quanto a idéia principal da matéria. Acredito que qualquer contestação sobre as referências positivas pessoais ou quanto ao governo Lula, proferidas pela comunidade internacional, somente são justificadas se partirem de uma visão preconceituosa ou político-partidária.
    Então, parto para a exposição de uma idéia e para isso uso um termo, em espanhol, apresentado na reportagem do El País. “Asombra” é o que eles dizem do Presidente. É claro que o termo associado ao Presidente Lula tem o sentido de admiração, mas ele também pode ser interpretado no sentido de surpresa e ainda no sentido de assombro, aqui, já no nosso português. Assombrar em bom português pode ter o sentido de amedrontar, apavorar e intimidar.
    Partindo da interpretação da nossa língua para o termo assombrar e fazendo a constatação de que o Brasil cada vez mais está chamando a atenção da comunidade internacional nos aspectos econômicos, políticos e sociais, mas principalmente na questão energética (e o pré-sal que o diga) afirmo que as manifestações amistosas, os “festejos” com o Brasil estão com os dias contados. Em breve seremos encarados como um ASSOMBRO às grandes potências e como conseqüência disso, ações pouco amistosas recairão sobre o país e seu futuro governo. Batalhas comerciais serão travadas, tentarão boicotar o nosso desenvolvimento de todas as formas enfim, grandes potências passaram a enxergar o Brasil como uma ameaça.
    Nesse ponto que as próximas eleições tomam uma dimensão ainda maior. Teremos que ser fortes internamente e muito mais fortes externamente. Os eleitos no próximo ano terão uma missão ainda maior. Manter e melhorar o que já foi feito de bom e ainda agir fortemente no sentido de garantir o espaço internacional conquistado até agora. Uma política externa ativa e fortemente reativa deverá ser exercida.
    Então, olho vivo! Competência, responsabilidade e energia é o que precisamos dos novos governantes e legisladores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo