Arquivo

Numa única delegacia da capital, 50 mil inquéritos aguardam investigação. Se isso não é o caos…

A pergunta é: e em Santa Maria? E nos outros municípios do Rio Grande do Sul, mais distantes do centro de poder? Sim, porque em Porto Alegre, segundo informações divulgadas pelo site ClicRBS (www.clicrbs.com.br/clicnoticias), no final da tarde de hoje, só numa delegacia (a 17ª, no centro da capital), são 50 mil inquéritos aguardando por uma investigação.

No caso específico desse Distrito Policial, são cinco agentes destacados para investigação. O que significa, objetivamente, 10 mil inquéritos para cada um. Não precisa ser adivinho para perceber o quanto a população está desacreditada na polícia – como, aliás, sob forte bombardeio de seus colegas de governo, disse o secretário (e deputado do PMDB) Alceu Moreira, na semana passada.

Melhor que este jornalista, que tal conferir a matéria do site do grupo RBS, que credita as informações ao repórter Giovani Grizotti, da Rádio Gaúcha:

“Falta de policiais provoca acúmulo de inquéritos nas delegacias
Situação mais grave envolve a 17ª Delegacia, no centro de Porto Alegre

A falta de policiais está causando o acúmulo de inquéritos nas delegacias da Capital. Um grupo de 30 agentes do Interior vinha atuando desde maio em seis delegacias de Porto Alegre, mas o trabalho foi suspenso na segunda quinzena de julho por falta de recursos para o pagamento de diárias. A situação mais grave envolve a 17ª Delegacia (Centro), que possui cerca de 50 mil inquéritos aguardando investigação e remessa para o Judiciário.
Há alguns meses o secretário de Justiça e Segurança José Otávio Germano determinou a permanência do grupo na Capital, mas a promessa não se concretizou.
Mesmo com o reforço, de acordo com o delegado Antonio Guimarães, já seriam necessários anos para colocar em dia as investigações. Sem o efetivo do interior, esse período triplicaria ou quadriplicaria o tempo necessário, estima o policial.
O delegado informou que existem atualmente 22 policiais atuando no distrito. Desse total, cinco atuam na equipe de investigação e outro cinco no cartório.
– Pra ser bem honesto está bem difícil. A gente tenta e toda a forma, mas não conseguimos dar vazão a todas as demandas que se encontram na delegacia – disse.
Localizada na Vila Safira, Zona Norte, a 18ª Delegacia também contava com o reforço entre maio e julho. Segundo o delegado João Bancolini, 60 homicídios ocorreram desde o início do ano na região. As mortes resultaram em 48 inquéritos que já remetidos à Justiça. Mas desse total, apenas 24 apontaram os autores, com indiciamento. A taxa de elucidação dos crimes poderia ser maior, se houvesse mais policiais, admite o delegado.
Mais uma vez, a razão apontada para a suspensão do reforço é a falta de verbas para o pagamento de diárias. O delegado regional de Porto Alegre Cléber Ferreira disse que a retomada do esquema especial ocorreria este mês, previsão que até agora não se confirmou.
– Esse reforço foi muito bom, pois ajudou a desafogar as seis delegacias – diz Ferreira.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo