Arquivo

Por que o PT quer a queda de Palocci. E, incrível (ou nem tanto, a oposição gostaria que ele permane

Coisas da política brasileira. O PT, partido do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por razões as mais variadas, gostaria que ele fosse defenestrado (a “esquerda” petista, sobretudo) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou que pedisse (o restante dos militantes) para sair.

Tudo isso porque ele compromete o governo, com a grande quantidade de denúncias que vem surgindo contra o outrora poderoso cicerone do Presidente junto aos setores ”mais liberais”. Alias, estes, contraditoriamente (ou não?) torcem para que Palocci continue exatamente onde está.

Não é curioso, para dizer o mínimo? Então, leia a análise sempre lúcida do jornalista Ricardo Noblat para essa aparente contradição, somente possível no Brasil dos dias de hoje. A seguir:

“PT sugere que Palocci saia. A oposição, que fique
A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, cumpriu missão quando trombou com o ministro Antonio Palocci ao criticar a política econômica. Ela não diria o que disse na semana passada ao jornal O Estado de S. Paulo se não tivesse recebido sinal verde para falar. E quem, além de Lula, poderia ter emitido tal sinal?
Lula estava com medo – e ainda está – de ser maculado pelo passado de Palocci como prefeito de Ribeirão Preto e arrecadador de recursos para a campanha presidencial de 2002. E Lula, como estamos cansados de saber, nada teve a ver com nada que pegue mal e provoque embaraços.
Fica estabelecido que ele foi traído por Delúbio, José Dirceu, José Genoino, Silvio “Land Rover” Pereira, Marcelo Sereno, e até Palocci, caso isso seja necessário.
No último fim de semana, Lula mandou que distribuíssem uma nota em seu nome. A pretexto de defender Palocci, na verdade ele defendeu como sua a política econômica que herdou do governo anterior. Ao invés de dizer que Palocci permanecerá no cargo, disse que não estuda sua substituição.
Interlocutores de Palocci têm ouvido do PT e de gente próxima de Lula o conselho para que o ministro peça as contas. Da parte da oposição, têm ouvido que só deve ficar no cargo caso Lula de fato queira. Lula terá de fazer uma defesa pública e enfática de Palocci para que valha a pena ele continuar ministro.
Até este momento ele não fez. Lula é teimoso. Sua arrogância decorre de um certo complexo de inferioridade. É por isso que ele tanto critica os professores, os intelectuais, as pessoas mais bem preparadas do que ele que passaram pela presidência da República, mas que não amaram os pobres como ele ama.
Incomodava Lula a impressão de que José Dirceu mandava no governo. Incomoda a impressão de que a política econômica só se mantém porque Palocci é o ministro da Fazenda. Lula quer que todos acreditem que sempre mandou no governo e que a política econômica é dele, e que só se sustenta porque ele quer.
Acha que pode viver sem Palocci, assim como vive sem Dirceu. O PT pensa a mesma coisa. No escurinho do cinema, a oposição receia que uma eventual saída de Palocci anime os demônios do chavismo que tentam Lula. Daí porque torce por Palocci. Lula não inspira confiança a ela. Jamais inspirará.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo