Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Zanatta, outro dos não-petistas do governo, e os “antagonismos” para construir o futuro

Humberto Gabbi Zanatta, jornalista, advogado e escritor, já serviu a vários governos municipais de Santa Maria nos últimos 25 anos, independente do partido a que pertencia o prefeito. Foi, também, vereador, pelo PDT. Agora é secretário de Cultura do governo Valdeci Oliveira, ao qual serviu também na parte final da primeira gestão.

Na entrevista especial que concedeu (como já alguns outros de seus colegas de secretariado) à repórter Jaiana Garcia, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Zanatta fez questão de colocar a inexistência de uma identidade partidária com Valdeci, mas ressalvou a “identidade política” entre ambos e da qual se orgulha. Também discorreu sobre as atividades da pasta que dirige, entre outros temas.

Veja, a seguir, trecho do texto distribuído pela assessoria da Prefeitura aos veículos de comunicação:

“’É possível reunir os antagonismos para construir uma cidade do futuro’
Figura de uma ligação histórica e íntima com a cultura gaúcha, principalmente à música nativista e à literatura, Humberto Gabbi Zanatta discorre sobre a área que coordena na Prefeitura desde março de 2004, com autoridade incontestável. Valendo-se de sua potencialidade como conhecedor não só da cultura, mas também da política, o Secretário de Cultura faz uma análise sofisticada e otimista, mas lúcida, sobre a mudança na concepção de cultura na cidade, que hoje prioriza a cidadania, e sobre as potencialidades da administração do Prefeito Valdeci Oliveira.
SeCom – O senhor possui uma trajetória pessoal ligada à cultura, e ao mesmo tempo uma identidade política não diretamente alinhada ao partido do Prefeito Valdeci Oliveira. O que levou o senhor a aceitar o convite para integrar o governo?
Humberto Gabbi Zanatta – Eu não tenho uma identidade partidária ligada ao Prefeito Valdeci, mas identidade política certamente e me orgulho disso. Durante nosso mandato como vereadores, companheiros que fomos, tivemos sempre uma trajetória muito identificada com as principais bandeiras que defendíamos na época. Temos uma trajetória em comum nos movimentos de igreja, comunidades eclesiais de base, pastoral operária, da juventude. Nesse sentido temos uma identidade política, no sentido melhor e mais amplo da palavra, que remonta a nossas origens campesinas, já que somos filhos de pequenos agricultores. Sempre tivemos uma consciência social e da luta dos excluídos. Acredito que havia uma demonstração, já naquela época, pelo fato do prefeito convidar alguém que não estava ligado ao seu partido para a Secretaria de Cultura, de que a idéia era montar um governo plural e aberto, como é a cultura. Como declarei na época, estava aceitando uma missão em nome da cultura de Santa Maria. E também esta idéia do multiculturalismo é exatamente a abordagem plural do ponto de vista partidário. A cultura é a possibilidade de dar este exemplo, numa sociedade plural, inclusive do ponto de vista político.
SeCom – A Secretaria de Cultura coordena uma ampla variedade e quantidade de projetos e eventos, em parceria com entidades representativas, como a Festa das Etnias, Novemberfest, Natal no Coração, Minuano da Canção Nativa, Carnaval da Cidadania, Concurso Literário e Fotográfico, entre outros. Que projetos são prioridade para o governo? Santa Maria é hoje a Cidade Cultura?
HZ – Às vezes nominamos alguns projetos e eles têm alguma repercussão na mídia, mas nem sempre acabam sendo os mais importantes. Do ponto de vista da efervescência cultural, da motivação, da mobilização, da educação, da formação de platéias, estes projetos são importantes para a área cultural. Nós temos um projeto de governo com a idéia de cultura como inclusão e como projeto de cidadania. Nesse sentido, temos projetos que são pequenos, se formos analisar em relação à grande mídia, mas que têm uma grande inserção cultural, como é o Núcleo Integrado de Cultura da Tancredo Neves. O trabalho desempenhado lá ultrapassa o limite e a fronteira da arte e da cultura, e passa à dimensão pessoal da comunidade. De outra parte, temos uma série de atividades desenvolvidas na Casa de Cultura, que são projetos que integram, além de setores bem incluídos na sociedade, como também pessoas que vêm…
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra da entrevista, pode fazê-lo no site da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gv.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo