Arquivo

Avança projeto que fará Santa Maria receber 20 milhões de dólares

Não há dúvida alguma: o município vai experimentar uma série de obras somente possível com muito dinheiro. No caso, recursos provenientes do Banco Mundial, que fará o financiamento de mais de U$ 20 milhões (R$63 milhões na cotação média prevista para este mês).
O processo iniciado há mais de um ano avança bastante. Tanto que um grupo de consultores externos contratados pelo Escritório Central do Projeto do Bird, em Porto Alegre, virão a Santa Maria entre hoje e os próximos 60 dias. Aliás, um esteve ontem, na cidade, analisando o setor de micronegócios existente no município.
O projeto envolve, além de Santa Maria, outras três comunidades gaúchas: Bagé, Uruguaiana e Pelotas. Mas, a partir de agora, embora o trabalho seja conjunto, da vinda do dinheiro para a cidade é garantida, se cumpridas as etapas acordadas.
A propósito, transcrevo material distribuído no meio da tarde desta quarta-feira, pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, em texto assinado pelo jornalista Tiago Machado:

“Projeto Santa Maria 2020 atinge última etapa de elaboração antes de ser enviado para Banco Mundial
O Projeto Santa Maria 2020, que prevê o empréstimo de recursos ao município para realização de um conjunto de ações estratégicas na cidade, passará neste mês e também em maio pela última etapa de elaboração antes de ser submetido à análise final dos técnicos do Banco Mundial, instituição que financiará mais de U$ 20 milhões para o município.
Conforme o Presidente do Escritório da Cidade, engenheiro Vilson Serro, responsável pela coordenação do 2020, um grupo de consultores externos contratados pelo Escritório Central do Projeto do Bird localizado em Porto Alegre visitarão a cidade nos próximos 60 dias para fazer uma radiografia das ações previstas pela Prefeitura que deverão ser contempladas com recursos do banco. A missão dos consultores, segundo Serro, será averiguar se aquilo que o município propõe corresponde à necessidade real de investimentos. Ao todo, serão realizadas consultorias em oito setores específicos (ver relação abaixo) que receberão recursos do projeto, entre eles as ações para melhoria do Arroio Cadena e para viabilização do aterro sanitário.
Na tarde de ontem (4), teve início o trabalho da primeira consultoria que fará uma análise do setor de micronegócios existente na cidade. O responsável pela consultoria é o geólogo e economista Rogério Ortiz Porto, sócio-gerente da empresa Acquavia – Planejamento e Consultoria, que foi contratada pelo Escritório de Porto Alegre para realizar o serviço. Porto realizou duas reuniões na cidade para dar início ao trabalho.
Na primeira, ele se reuniu com representantes de secretarias municipais e de órgãos do setor público local. Depois, a reunião foi com instituições privadas e com entidades locais, entre elas o Projeto Esperança/Cooesperança, o Banco do Povo e o Projeto Empreender. Nos dois encontros, o …”


QUEM DESEJAR ler a íntegra do material, pode fazê-lo acessando a página da Prefeitura na internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo