Arquivo

Coluna Observatório: Um número, enfim, para festejar

Cerca de 15% dos que podem votar são filiados a um Partido

Santa Maria tem 182 mil eleitores, em números redondos. E essa coluna é capaz de apostar (uma água mineral, não mais que isso, porque o repórter não é de jogo) que está, no município, em termos relativos, a maior participação política dos cidadãos de todo o Rio Grande do Sul, no mínimo.

Ou alguém acha que é possível, noutro rincão gaúcho, encontrar 12% da população apta a votar, filiada a um partido político? E olha que o levantamento feito pelo repórter Thiago Buzatto, e que A Razão publicou no último final de semana, se refere apenas aos sete maiores. Considerando-se todas as siglas, é provável que o número alcance os 15% pelo menos. Ora, isso significa que, para o bem ou para o mal, mais de 25 mil santa-marienses assinaram uma ficha e, em tese, podem participar ativamente da vida político-partidária.

É um número para ser comemorado por aqueles que entendem que é na política que o futuro da sociedade pode ser decidido. Mesmo ressalvando – e o dever do analista impõe que se refira ao fato – que não poucas dessas filiações se devam muito mais às relações de fraternidade do que, propriamente, afinidade política.

O problema todo é a participação efetiva. E aí, bem, aí os partidos que buscam tantos filiados, inclusive para se cacifar na hora de montar alianças com seus parceiros afins, nem sempre têm interesse em mobilizar os filiados. Ou alguém já viu uma convenção do PP, para ficar no maior de todos, em Santa Maria, atrair seus mais de 5 mil fichados? Mas, enfim, não se pode exigir a perfeição. Um dia se chegará lá. É preciso começar.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo