Arquivo

Noblat crê que decisão do TSE “empurrarᔠo PMDB para o colo de Lula. E…

O jornalista Ricardo Noblat publicou o texto abaixo, em seu site (www.noblat.com.br, exatamente às 19h13 desta quarta-feira. Confira:


”Tsunami provocado pelo TSE reelegerá Lula

Lula pode encomendar o terno para tomar posse como presidente da República eleito para um novo mandato.

O tsunami provocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao reinterpretar a regra da verticalização das alianças partidárias empurrará o PMDB para o colo de Lula.

Na maioria dos Estados, PFL e PSDB disputarão juntos as eleições estaduais. É vantagem para os dois, pois, manter a aliança em torno de Geraldo Alckmin.

O PMDB pretendia não apoiar formalmente nenhum candidato a presidente para se juntar nos Estados com quem quisesse. Em alguns com o PFL e o PSDB, como é o caso de Pernambuco.

Não poderá mais. Só poderão estar juntos nos Estados os partidos que concorrerem juntos à eleição presidencial, segundo o TSE. Ou aqueles que não tiverem candidatos a presidente.

Se o PMDB resolvesse lançar candidato próprio à sucessão de Lula ficaria sem parceiros fortes para disputar as eleições estaduais dado ao fato de que PFL e PSDB estão com Alckmin.

Ocorreria a mesma coisa se o PMDB insistisse em não lançar candidato próprio e em não apoiar Lula ou Alckmin. Isolado, perderá eleições que imagina ganhar nos Estados.

Só resta ao PMDB um de dois caminhos: apoiar Lula ou Alckmin.

Apoiar Alckmin é complicado. Primeiro porque Alckmin não tem pinta de quem vai ganhar. Segundo porque será difícil para o PMDB se aliar com o PFL e o PSDB em todos os Estados.

A decisão do TSE obriga os partidos a reproduzirem nos Estados a aliança que firmarem para presidente da República.

Restará então ao PMDB apoiar Lula. Que leva todo o jeito de que vencerá. No mais, o PT não tem candidatos competitivos aos governos estaduais – e o PMDB tem aos montes.

Não será difícil para o PT apoiar os candidatos do PMDB aos governos em troca do apoio do PMDB a Lula. É o que o próprio Lula tem dito aos principais caciques do PMDB.

A desistência, há pouco, do senador Pedro Simon (RS) e de Garotinho à pretensão de serem candidatos a presidente e a vice indica claramente que o PMDB se prepara para aderir a Lula.

Se isso se der, partidos como o PL, o PP e até o PTB que não queriam apoiar candidato algum a presidente acabarão apoiando Lula – e pelos mesmos motivos do PMDB.

Um desfecho diferente para essa história passaria por uma decisão do Supremo Tribunal Federal que revogasse a decisão do TSE. É o que tentará obter o PFL por meio de uma ação que dará entrada amanhã no Supremo.

Mas o próprio PFL tem pouca esperança no êxito da ação.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo