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CIDADE. Prefeitura apresenta novo “Poupa Tempo”

Plataforma facilita o processo para abertura e alteração de empresas em SM

‘Poupa Tempo’ estará com sua nova versão disponível a partir de segunda e foi apresentado nesta quinta (foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A população de Santa Maria vai poder acessar a nova plataforma do Poupa Tempo, ferramenta que auxilia na tramitação de pedidos de alvarás na Prefeitura, nos próximos dias. No lançamento, ocorrido nesta quinta-feira (22), no Espaço Contábil, foi apresentada a versão atualizada do sistema, que torna ainda mais prático e intuitivo ao empreendedor o processo de abertura e alterações em suas empresas. O sistema atualizado estará disponível a partir de segunda-feira (26)

Agora, totalmente digital, os pedidos de alterações não precisarão mais serem realizados presencialmente. As quatro formas de alteração, que são as de endereço, razão social, sócio e atividade econômica, poderão ser feitas de forma online. Pagamento por pix, emissão de certificados (que não têm o valor legal de um alvará), aba de histórico repaginada e Ficha de Inscrição Declarada (FID) que passa a ser preenchida de forma digital são algumas das atualizações da plataforma.

Presente no lançamento, o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior, falou a respeito da evolução que o programa tem tido ao longo dos anos e como ele reflete na vida da população:

“Foi uma grande mudança na forma de atender às demandas, mas que se mostrou ser o mais eficiente, tendo aprovação da população. Durante a pandemia, chegamos a usar o e-mail como nossa principal forma de atuação por entendermos que este era o caminho mais eficiente. Com o Poupa Tempo, facilitamos os processos, reduzimos a burocracia e seguimos com total atenção à regulação”.

Também presentes no local, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo destacaram em suas falas o quanto o Poupa Tempo é bom para a cidade em diferentes aspectos, como o fomento à economia e a geração de emprego e de renda.

“O que a Prefeitura está fazendo nada mais é do que valorizar o tempo do cidadão que quer empreender e começar o sonho de abrir uma empresa. São soluções que, de fato, vão destravar muitos processos e atrair investidores para Santa Maria”, disse o prefeito.

O sistema aprimorado do Poupa Tempo foi elaborado pela empresa AVMB Soluções em TI, vencedora da licitação para o desenvolvimento do site e também do Descomplica Santa Maria, sendo este último para o licenciamento de obras e emissão de certidões. A representante da empresa, Neiriane Baggio, comentou durante a apresentação que algumas funções do sistema foram alteradas para tornar mais fácil o entendimento de todos.

Aumento de CNAEs

Durante a apresentação também houve a assinatura do Decreto Executivo 60, que aumenta o quadro de atividades de baixo risco, passando de 299 para 770 o número de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) cadastradas no Município. O aumento no número de CNAEs de baixo risco, que passará a ser mais do que o dobro, se adequa ao que já é praticado pelo Governo do Estado, com as mesmas 770 atividades cadastradas.

Conforme o secretário da pasta, o acréscimo de novas atividades econômicas foi feito de acordo com as normas de segurança vigentes. Ainda segundo ele, os efeitos do decreto será um melhor ambiente de negócios no Município.

Também estiveram presentes no lançamento, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Ewerton Falk; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; o secretário adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke; o superintendente de Alvarás, Gian Lanza; a chefe de gabinete da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Caroline Dalcin; o presidente do Sindicontábil, Sanderson Gomides; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Márcio Rabelo; e o vereador Admar Pozzobom.

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