Arquivo

Memória. O adeus a João PTB, o velho militante

A morte de “João PTB”, nascido João Batista Lopes da Silva há 81 anos, levou às capelas do Hospital de Caridade, onde seu corpo foi velado, e, mais tarde, ao Cemitério Ecumênico Municipal, onde foi sepultado, muitos militantes políticos santa-marienses, das mais diversas agremiações e correntes políticas.

Presidente de honra do PMDB, partido em que estava desde o fim do bipartidarismo, em 1979, e oriundo imediatamente antes do MDB – pelo qual lutou contra a ditadura militar – e nascido politicamente no antigo Partido Trabalhista Brasileiro, ao qual era filiado desde 1946, João PTB conseguiu agregar, e não desunir.

Isso talvez explique as mais diversas manifestações ouvidas pelo jornal A Razão, e que são registradas na reportagem publicada na edição desta quarta-feira. Confira você mesmo:

”Velados 60 anos de militância política
Além de militantes do PMDB, lideranças de outros partidos participaram do velório de João PTB

Familiares, amigos e lideranças políticas da região deram o último adeus, ontem, a um das mais antigas lideranças peemedebistas de Santa Maria. Falecido às 17h25 de segunda-feira, no Instituto do Coração, em Porto Alegre, devido a uma gastrite hemorrágica, conseqüência de uma cirurgia sofrida no início do mês para desobstrução de uma válvula do coração, João Batista Lopes da Silva, o “João PTB”, 81 anos, presidente de honra do PMDB de Santa Maria, deixa, além da esposa e cinco filhos, uma história de seis décadas de envolvimento e paixão com a política.

Envolvido com a política desde 1946, ano em que se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro, recém fundado pelo presidente Getúlio Vargas, João PTB – de onde surgiu o apelido – sempre participou da política. Embora nunca tenha concorrido a nenhum cargo eletivo, João Batista Lopes da Silva se destacou como uma das principais lideranças do MDB no enfrentamento à Ditadura Militar, instaurada em 1964 (época esta em que só existiam Arena e MDB), e, com o fim do bipartidarismo, um dos primeiros integrantes do PMDB de Santa Maria. Entre seus afilhados políticos e amigos estava o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, de quem recebia visitas sempre que Jobim passava por Santa Maria.

De acordo com a filha, Neida Regina da Silva Rubenich, há cinco anos João PTB havia passado por um cirurgia em que recebeu uma ponte de safena e uma válvula no coração. Em maio deste ano, o líder peemedebista passou 18 dias internado no Hospital de Caridade, onde foi diagnosticada a necessidade da limpeza da válvula.

A decisão de enfrentar a cirurgia foi do próprio João PTB, que esteve internado no Instituto do Coração desde o dia 6 de julho. Para ex-presidente do PMDB Mulher, Norma Rolim, a perda será muito sentida pelos peemedebistas. “O João não faltava nenhum encontro. Ele sempre deu apoio ao PMDB Mulher e à Juventude”, destaca. Já o prefeito Werner Rempel, que foi médico e colega de partido do peemedebista no início dos anos 90…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo