Arquivo

Quem acredita?! Candidatos ao governo gaúcho prometem reduzir os cargos de confiança

São 2.680 vagas disponíveis para serem utilizadas em Cargo de Confiança, no governo do Rio Grande do Sul. Isso sem incluir as Funções Gratificadas (FGs), mais de 3 mil, privativas de funcionários de carreira.

Há quem defenda, com correção, que boa parte, senão quase a totalidades dos CCs poderiam ser servidores do quadro permanente. Só que, depois de eleitos, os chefes de Executivo têm que contentar o próprio partido e as siglas aliadas, que o ajudaram a eleger-se. Assim, na prática, se perpetuam os Cargos de Confiança, se é que não aumentam.

Aliás, no Rio Grande do Sul, o governador Germano Rigotto comemora o fato de ter reduzido os CCs. Já seus oponentes, todos eles, segundo nota divulgada pelo portal ClicRBS, citando reportagem da Rádio Gaúcha, prometem diminuir sensivelmente os CCs.

E quem acredita nesta promessa? Enquanto você pensa numa resposta, leia a nota e o que diz cada um dos pretendentes ao Piratini:

”Candidatos ao governo propõem redução dos cargos de confiança
Pastas da Educação e Saúde são as que mais oferecem vagas para indicações

A redução do número de cargos de confiança (CCs) surgiu como proposta de campanha da maioria dos candidatos ao governo do Estado. Alceu Collares (PDT) e Francisco Turra (PP), prometem reduzir o número dos CCs pela metade. Olívio Dutra (PT), Roberto Robaina (Psol) e Beto Grill (PSB), propõem redução drástica. Guilherme Giordano (PCO) prega a extinção dos CCs. Yeda Crusius (PSDB) e Edson Pereira de Souza (PV) têm propostas parecidas: reduzir os cargos e monitorar a eficiência de quem ocupa as vagas por indicação. Pedro Couto (PSDC) não respondeu a consulta da reportagem da Rádio Gaúcha. O governador Germano Rigotto, candidato à reeleição pelo PMBD, informa que reduziu em 2,3 mil o número de CCs quando assumiu o governo do Estado.

Em geral loteadas entre os partidos que ajudam a eleger o governador, as secretarias se transformam em departamentos que empregam até 700 pessoas, todas indicadas pelo partido. A indicação para a vaga depende do comprometimento partidário do profissional.

A secretaria que oferece mais cargos de confiança, atualmente, é a da Educação, com 734 vagas. Por isso, é uma das pastas mais visadas na composição de governo. Em seguida, vem a Secretaria da Saúde, com 280 cargos. Casa Civil do Palácio Piratini, Agricultura e Administração completam a lista das cinco pastas mais inchadas pelos CCs. São, como conseqüência, as secretarias que têm o maior valor de negociação quando o governador do Estado assume o cargo. A distribuição é feita com base no…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do ClicRBS na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/clicnoticias/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo