Arquivo

Eleições 2006. Definição acontece em 1º turno, na maioria dos Estados. Siglas lotearam o País

Se fala muito, e se escreve mais ainda, sobre a disputa presidencial. As contendas nos Estados só atraem atenção localizada – esta página, por exemplo, se preocupa com o pleito gaúcho – e a busca do voto para deputado (estadual ou federal) e senador ficam em secundíssimo plano.

Temos, no entanto, uma saudável exceção. O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo, está publicando, em seu site na internet, um verdadeiro raio x das eleições nos Estados. E faz constatações das mais interessantes. Uma: a maioria dos pleitos se decide no primeiro turno. Aliás, a grande maioria. Outra: as siglas, de uma certa maneira, lotearam o país. De tal maneira que alguns partidos têm influência específica (e forte) apenas em determinada região. O PFL, por exemplo, só manda mesmo é no Nordeste, enquanto o PSDB é fortíssimo no sudeste.

Vale a pena ler, eu garanto. Por isso, tomo a liberdade de reproduzir parcialmente o texto, a seguir:

”Nos Estados há poucas alterações e 19
disputas têm chance de solução no 1º turno


O estado de criogenia da disputa presidencial parece ter contaminado as eleições para governadores nos Estados. A duas semanas do dia 1º de outubro, os embates pelo Brasil seguem quase todos inaltaredos, mesmo depois de um tempo considerável de propagandas na TV e no rádio.

As duas possíveis exceções, por enquanto, são Ceará e Rio Grande do Norte, onde os favoritos de dois meses atrás agora estão em situação mais delicada. Nas outras 25 unidades da Federação as pesquisas não mostram nada vibrante em termos de alteração das tendências já verificadas no início do processo.

O quadro abaixo trás últimas pesquisas disponíveis (coletadas…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, inclusive o quadro de todos os estados, pode fazê-lo acessando a página do jornalista Fernando Rodrigues na internet, no endereço http://uolpolitica.blog.uol.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo