Arquivo

Eleições 2006. Festa para HH em Santa Maria

Não há dúvida: Heloísa Helena é pop – parafraseando aquela banda que existia (existe ainda?) no Rio Grande do início dos anos 90, que tinha engenheiro no nome.

A candidata da “Frente de Esquerda”, que tem na cabeça o PSol, partido da senadora alagoana, e é integrada também por PSTU e PCB, faz sucesso num público muito determinado: a classe média ligada às universidades, pê da vida com Lula, pela falta de aumentos salariais e pela reforma da Previdência. Mas não deixa de ser verdade que a postura dela, e sua condição de “mulher do povo” acaba agregando mais apoiadores. Nada de tão significativo assim numericamente – tanto que ela patina nos 10% de preferência do eleitorado, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto.

Uma boa (quem sabe razoável) amostra dessa sensação pode ser sentida pelos santa-marienses nesta sexta-feira. HH ficou poucas horas na cidade, fazendo seu proselitismo eleitoral. E a jornalista Letícia Rodrigues conta como foi, em reportagem que o jornal A Razão publica neste final de semana. Dê uma olhada:

”Todos queriam ver
Heloísa Helena

Críticas a Lula, promessas de incentivo aos jovens e redução de juros foram temas do discurso da candidata

Gritos de guerra, autógrafos, distribuição de abraços e beijos, entrega de flores e documentos, aplausos, empurra-empurra. A visita da candidata à presidência, Heloísa Helena (PSOL), à Santa Maria teve todos os ingredientes de uma campanha eleitoral.

Não faltou também o já tradicional ato de pegar uma criança no colo. A escolhida foi Anabella Vizzotto Costa, de 1 ano e quatro meses. Para sua mãe, Débora Vizzotto, 25, que afirma que vai votar em Heloísa Helena, foi uma recordação inesquecível. “Foi maravilhoso. Ela disse que a Anabella vai ser a mascote da campanha dela aqui em Santa Maria”, contou a mãe coruja. “Se não der dessa vez, com certeza, na próxima eleição ela ganha”, projeta Débora.

A senadora foi recebida, na tarde de sexta-feira, por volta das 15h10, por vários militantes em frente à Catedral Diocesana. Vinda de Pelotas, onde fez campanha no final da manhã, Heloísa Helena veio acompanhada pelos candidatos a governador, Roberto Robaina, e deputada federal, Luciana Genro. A presidenciável teve dificuldade de se deslocar durante a caminhada feita até o Calçadão. Todos queriam abraçá-la, beijá-la, tirar uma foto ou conseguir um autógrafo.

A candidata, que tentava atender a todos, pedia desculpa, principalmente aos idosos e às crianças, pelo empurra-empurra e a dificuldade das pessoas aproximarem-se dela. “Quero que o povo de Santa Maria saiba que estou muito feliz e emocionada”, agradeceu ela, derramando algumas lágrimas.

Ao subir em cima de uma caixa de som, a senadora, que já estava despenteada devido ao intenso corpo-a-corpo com os eleitores, precisou arrumar os cabelos antes de iniciar o discurso. Ela criticou Lula, a quem chamou de “majestadade barbuda”, comparando sua campanha durante o período eleitoral a luta de Davi contra Golias.

“Vamos baixar os juros e com isso teremos R$ 87 bilhões em dinheiro bom e limpo para gerar emprego, renda, educação, segurança”, prometeu. “Não queremos dinheiro para comprar mensaleiros ou para colocar na peça íntima do vestuário masculino”, completou, referindo-se aos recentes escândalos de corrupção no governo. Ela também prometeu…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo