Arquivo

Eleições 2006. Não apenas os candidatos, mas também brigam os institutos de pesquisa

Afinal, qual a pesquisa certa? A do Datafolha de sábado; do Ibope de domingo ou do Sensus da terça? Com entrevistas feitas entre quarta-feira e domingo, conforme o instituto, todas apontaram resultados diferentes. Em comum, o fato de Luiz Inácio Lula da Silva manter-se na dianteira. Mas os percentuais diferem muito, especialmente entre os levantamentos feitos pelo Ibope e pelo Sensus.

Nesta quarta-feira, devem ser conhecidas as mais recentes pesquisas do Ibope e do Datafolha. Pode ser que ocorra um desempate entre as empresas que, neste momento, mobilizam mais a opinião pública do que o próprio discurso dos candidatos.

A propósito das diferentes pesquisas, vale a pena ler o que escreveu, em sua página na internet, o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Confira:

”Samba da pesquisa doida

Se você estava em dúvida entre o Ibope e o Datafolha, agora já tem à sua disposição o Sensus, visto pelo mercado como uma espécie de Heloisa Helena entre os institutos. A última sondagem do Sensus, divulgada nesta terça, informa que Lula está com 51,4% das intenções de voto, contra 27,5% atribuídos a Geraldo Alckmin.

São números diferentes dos que foram coletados pelo Datafolha (49% X 31%) e muito diferentes dos informados pelo Ibope (47% X 33%). Os pesquisadores do Datafolha foram às ruas na sexta-feira. Os do Ibope, de quarta a sexta. E os do Sensus, de sexta a domingo. Há pelo menos um ponto de contato entre as três pesquisas: a sexta-feira.

Levando-se em conta que o eleitorado cujos humores se tenta medir é rigorosamente o mesmo, pode-se concluir: tem instituto que vai sair dessa eleição com a credibilidade carbonizada. A margem de erro dessa conclusão é zero. Logo mais teremos novas …”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo