Arquivo

Eleições 2006. Noblat errou. Diferença pró-Lula não é de 10%, mas de 15,6%, sobre os demais

No início da madrugada, o jornalista Ricardo Noblat, em sua página de internet, antecipou resultado da pequisa do instituto Sensus, feito por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes. Segundo ele, em nota que reproduzi perto das 8 da manhã, a diferença em favor de Luiz Inácio Lula da Silva, sobre os demais adversários somados, chegaria a 10%.

Na verdade, apenas o dado sobre o índice do próprio Lula estava rigorosamente correto (ou quase): 51,1% das intenções de voto. Quanto à soma dos demais, alcançou 35,5% – o que dá uma vantagem de 15,6% para o atual presidente. Em todo caso, descontando os votos nulos, brancos e abstenções, a diferença cai para 9% – ainda assim, muito superior à apresentada pelas últimas pesquisas.

O levantamento, feito com entrevistas realizadas no final de semana, aponta um crescimento por enquanto insuficiente de Geraldo Alckmin, do PSDB, e uma queda de Heloísa Helena, do PSol. Confira todos os números do trabalho que está registrado no TSE e que foi obtido a partir da consulta a 2 mil eleitores, na reportagem da jornalista Maria Clara Cabral, da sucursal do portal Terra em Brasília:

”CNT/Sensus: Alckmin cresce, mas Lula vence no 1º turno

nova pesquisa realizada pelo instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mostra crescimento do candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB), mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, ainda ganha no primeiro turno, segundo o levantamento. Lula obteve 51,1% das intenções de voto. Alckmin tem 27,5%. Heloísa Helena (Psol) ficou com 5,7% e Cristovam Buarque, 1,4%. Ana Maria Rangel (PRP), 0,6%. Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Pimenta (PCO) têm, cada um, 0,1%.

Votos brancos, nulos e indecisos, 13,5%. A pesquisa, realizada entre os dias 22 e 24 de setembro, entrevistou 2 mil pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19329/2006.

Na pesquisa anterior, realizada em agosto, Lula tinha 51,4% e Alckmin, 19,6%. Heloísa Helena, 8,6%. Cristovam Buarque aparecia com 1,6%. Ana Maria, 0,3%, Bivar, 0,7%, Eymael, 0,2%, Pimenta, 0,2%. Os votos brancos, indecisos e nulos somavam 17,7%.

Segundo Ricardo Guedes, diretor do instituto Sensus, o crescimento de Alckmin não retira os votos de Lula e sim os de Heloína Helena e indecisos. “Mas ainda assim o Lula ganha no primeiro turno”, ressaltou. Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 59,9% dos votos. Alckmin tem 38,8% dos votos válidos e Heloísa Helena, 6,6%.

Na simulação do segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista fica com 55,6%. Alckmin obtém 33,7%. Os votos brancos, indecisos e nulos alcançam…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo