Arquivo

Eleição. Cerca de 30 mil vão às urnas em SM para escolher os diretores das escolas estaduais

Em 36 escolas estaduais de Santa Maria (e muitas outras mais, no Rio Grande do Sul inteiro) amanhã é dia de eleição. Cerca de 30 mil cidadãos – entre alunos de 4ª série fundamental em diante, pais, professores e servidores – devem comparecer às seções de votação para escolher o diretor de cada um desses estabelecimentos.

É uma movimentação e tanto. E olha que em algumas escolas, especialmente nas três das maiores (Cilon Rosa, Manoel Ribas e Maria Rocha), a situação é ainda mais animada, dado o acirramento da disputa entre as várias correntes organizadas em torno do pleito.

Uma reportagem bastante elucidativa (e que lembra inclusive que em seguida idêntico processo se dará nas escolas mantidas pelo município) está sendo publicada hoje, no Diário de Santa Maria. Assinada por Fernanda Meneghel, ela mostra o que está acontecendo nesse universo pra lá de importante na comunidade local. Vale a pena conferir:

”Quem vai ocupar esta sala?
Eleição definirá quem serão os diretores das escolas estaduais de Santa Maria. Votação é amanhã

Ela virou assunto no recreio, nos corredores e na sala de professores. Nos cartazes espalhados pelos colégios, aparece em forma de rimas e palavras de efeito. Quando se fala nela, disputa não falta. Afinal, quem anda mudando a rotina nas escolas? As eleições para diretores.

Das 7h às 22h de amanhã, pelo menos 30 mil eleitores ganham o direito de depositar seu voto e sua confiança nos futuros administradores de 39 escolas de Santa Maria. São professores, funcionários, alunos e pais que têm ao alcance das mãos os rumos das instituições. A votação ocorre em todas as escolas do Rio Grande do Sul.

O voto não é obrigatório, mas, para que seja validado, pelo menos metade dos professores e funcionários e 30% dos pais e alunos de cada escola devem votar. As normas da eleição são definidas pela Secretaria Estadual de Educação e valem para todas os colégios.

Entretando, cada escola pode definir, por exemplo, quanto tempo vai demorar para divulgar o resultado do pleito.

Em 16 colégios, dois candidatos disputam os votos. O caso atípico fica por conta da Escola Paulo Lauda, onde seis pessoas estão na batalha:

– Acho bom porque os alunos têm mais opções – avalia a atual diretora e candidata à reeleição, Cleunice Marchezan Prochnow.

O palpite dela tem tudo para se concretizar. Para se eleger no primeiro turno, o candidato deve ter 50% dos votos mais um. Quanto mais concorrentes, mais difícil obter esse percentual. Se o candidato não tiver a votação mínima, a escola terá segundo turno.

Disputa acirrada nas três maiores

As eleições não são levadas a sério apenas pelos candidatos e seus parceiros de chapa. Uma visita nos três maiores colégios de Santa Maria – Manoel Ribas, Cilon Rosa e Maria Rocha – mostra que os alunos também estão entusiasmados. As manifestações de apoio e de desaprovação vão de pequenos gestos às manifestações mais fervorosas dos cabos eleitorais…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo