Arquivo

Crise ianque. Bruno Lima Rocha e a “delinqüência da intelectualidade neoliberal e financeira”

“…O resultado das premissas e aplicações de Friedman no Chile e as conseqüências das medidas tomadas – e as não tomadas – por Alan Greenspan nos EUA e, por tabela direta, no mundo inteiro, estão à vista de todos.

 

A tal da turbulência dos mercados nada mais é do que o fruto de 8 anos de farra dos derivativos, onde um valor representava 64,3 vezes este mesmo valor! Um conjunto de hipotecas formava uma carteira de títulos. A partir daí, se formavam outras carteiras, com coleções de títulos derivativos desta mesma coletânea de hipotecas com calote anunciado. O todo do rombo é o mesmo valor do todo negociado – e sem lastro. Muito dinheiro se incorporou aos fundos de investimento, fortunas em bônus de “desempenho” entraram para bolsos de altos executivos e contas offshores em paraísos fiscais e financeiros. Enfim, a conta a pagar pela humanidade é de US$ 668 trilhões…”

 

 

Os parágrafo acima são parte do artigo “A delinqüência em forma de “intelectualidade neoliberal e financeira””,”, do jornalista e cientista político Bruno Lima Rocha, colaborador habitual deste site, onde faz reflexões sobre a mídia, entre outros temas.  Para ler a íntegra, basta ir ao lado, na caixa de Artigos. Ele foi postado nesta sexta-feira. Confira!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo