Arquivo

3ª via?! Rolo entre Aldo e Chinaglia abre caminho para nome “novo” à presidência da Câmara

Convenhamos, não chega a ser o caso de um novo “Severino”, como você está careca de saber. Mas é um problema e tanto para o Presidente da República. Afinal, os indícios apontam para uma preferência dele por Aldo Rebelo. Que, além de tudo, ainda conta com simpatias na oposição, gerando a idéia de que pode ser o candidato do entendimento, para presidir a Câmara dos Deputados.

Mas o PT se encaminha para um novo despenhadeiro, se mantiver a candidatura de Arlindo Chinaglia, que conta com expressivo apoio interno, mas não se sabe até que ponto o PMDB, parceiro de coalizão, será capaz de puxar a votação do petista para cima, ao ponto de bater Rebelo.

Além disso, há o comportamento ambíguo – segundo notaram membros da oposição, e mesmo da chamada base aliada, em diversas notas nesta quinta-feira, na imprensa com acento na internet – do próprio Lula, que parece, mas não parece tanto, interessado em colocar um fim ao problema. Que, a propósito, pode se transformar, do ponto de vista lulista, num problemão. Especialmente se for confirmada, na prática, o que hoje é apenas uma cogitação: a busca de uma terceira via, que não seria necessariamente um Severino Cavalcanti, mas que pode virar – agora na pele de Inocêncio de Oliveira, do PFL de Pernambuco.

Sobre essa possibilidade de uma terceira opção, vale a pena ler o que escreve o repórter Lúcio Lambranho, em texto publicado pelo site especializado “Congresso em Foco”. A seguir:

Eleição na Câmara:candidatura alternativa é articulada

Embalados pelo mesmo grupo que barrou o aumento de salários dos parlamentares nos últimos dias de 2006, deputados “dissidentes” e insatisfeitos com os rumos de suas legendas em sete partidos: PPS, PV, PSB, PSDB, PMDB e PT, estão em articulação abertamente uma candidatura alternativa à presidência da Câmara. No final da tarde de hoje (4), o Psol também aderiu ao grupo que estuda uma candidatura alternativa para a presidir a Casa.

Os nomes dos articuladores, que em sua maioria se reunirá na capital paulista na tarde da próxima segunda-feira (8), são os seguintes: Gustavo Fruet (PSDB-PR); Carlos Sampaio (PSDB-SP); o recém eleito José Aníbal (PSDB-SP); o ex-ministro da Educação também eleito nessa legislatura, Paulo Renato de Souza (PSDB-SP); Luíza Erundina (PSB-SP); Júlio Delgado (PSB-MG); Osmar Serraglio (PMDB-PR); Fernando Gabeira (PV-RJ); Arnaldo Jardim (PPS-SP), eleito nas últimas eleições; Raul Jungmann (PPS-PE); além dos petistas Válter Pinheiro (PT-BA) e José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Os nomes mais fortes para emplacar uma candidatura alternativa, até agora, são os de José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), ambos com possibilidades de atrair apoio dentro de suas bancadas com o maior número de deputados. Cardozo foi preterido como um dos candidatos do seu partido numa disputa interna com Arlindo Chinaglia (PT-SP). Correm por fora, por enquanto, segundo apurou o Congresso em Foco, Fernando Gabeira (PV-RJ) e Paulo Renato de Souza (PSDB-SP).

Confiantes no prestígio que têm junto à população, esses deputados chegaram a idéia de que nem o atual presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), nem muito menos o líder do governo,…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do “Congresso em Foco” na internet, no endereço http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=13682.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo