Arquivo

Câmara. Há quem creia que Chinaglia pode ser vitorioso ainda no primeiro turno. Mas…

Se existisse alguma coisa parecida com fidelidade partidária, é até possível que se afirmasse com alguma segurança que o candidato A ou B ou C seria o vitorioso em um pleito na Câmara dos Deputados. Mas não há. Ao contrário, a tradição de traições é muito forte. Assim como a de jogadas por debaixo do pano. E até vinganças que mais penalizam o País do que os que se quer combater – e o caso da eleição de Severino Cavalcanti, em 2005, é emblemático desse tipo de comportamento.

Aliás, chega a ser ridículo o discurso de uns e outros, que tenho lido agora, e que se propõem inclusive a ser a “terceira via” (uma bobagem, penso cá com meus botões, modestamente). E que, dois anos atrás (não dois séculos, mais 700 dias), a pretexto de derrotar um elefante, pariu uma ratazana. Ou uma barata – para homenagear uma amiga que tem verdadeiro pavor desse tipo de animalzinho.

Em todo caso, e retomando, é muito complicado fazer qualquer previsão diante da inexistência formal da fidelidade, e do fato de o voto para eleger o presidente da Câmara, que acontece na próxima quinta-feira, com três concorrentes (aliás, todos da maior qualidade política e pessoal): Aldo Rebelo, Arlindo Chignaglia e Gustavo Fruet.

Ainda assim, há os que as façam, as previsões. E a última, cometida por parlamentares da base aliada indicam a vitória de Chinaglia, do PT. E ousam dizer que o fato pode se concretizar ainda no primeiro turno. Será? Leia, a propósito, a reportagem de Sylvio Costa, publicada pelo site especializado “Congresso em Foco”:

”O favoritismo de Chinaglia
Contas da base governista projetam vitória tranqüila do petista na disputa pela presidência da Câmara

Previsões de votação são sempre muito arriscadas. Quando envolve a presidência da Câmara dos Deputados então, poucos se aventuram a cravar palpites definitivos. O fantasma da eleição de Severino Cavalcante (PP-PE), dois anos atrás, permanece a assombrar, recomendando cautela.

Mesmo assim, nestes dias que antecedem a escolha do sucessor de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a se realizar no próximo dia 1º, vários parlamentares se dedicam a contabilizar as tendências de voto dos 513 deputados que elegerão o novo presidente da Câmara. Esses exercícios, ao menos no momento, levam a uma conclusão inevitável: Aldo, aspirante à reeleição, e Gustavo Fruet (PSDB-PR), lançado como candidato alternativo em nome da ética e da recuperação da desmoralizada imagem da Casa, terão muito trabalho para evitar que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) saia vitorioso da disputa.

De acordo com as contas do PL, partido que integra a base parlamentar de Lula desde o início do primeiro mandato, Chinaglia tem grandes chances de decidir a parada no primeiro turno. Pelas regras regimentais, se nenhum dos candidatos recebe o voto de no mínimo 257 deputados (maioria absoluta, ou metade mais um do total de parlamentares), há nova rodada de votação, com os dois concorrentes mais votados.

Os números

Segundo tal contabilidade, o petista tem hoje os votos de pelo menos 80 dos 83 deputados do PT; 60 dos 89 peemedebistas eleitos para a nova legislatura; de 25 a 30 dos 41 integrantes da bancada do PP; 18 a 20 dos 22 eleitos pelo PTB; e 40 da futura bancada do Partido da República (PR), agremiação que agrupará o PL, o PSC e o Prona.

Juntas, as três legendas elegeram 34 deputados, mas a bancada do PR terá mais de 40 parlamentares. Além do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, eleito pelo PPS e sem partido desde que…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do “Congresso em Foco” na internet, no endereço http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=14119.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo