Arquivo

Desempenho. Deputado santa-mariense entre os que mais faltaram às sessões da Câmara

Por considerar importante, republico reportagem que postei aqui na manhã do último sábado. Com meus comentários, reproduzo trabalho de grande fôlego jornalístico originalmente editado pelo site especializado “Congresso em foco”. Confira:


“Isso é ruim. Deputado santa-mariense é um dos 10 que mais faltaram às sessões da Câmara

Não, não é. A presença nesse tipo de indicador nunca recomenda bem a política local. Mesmo que existam explicações plausíveis, é complicado figurar nesse tipo de levantamento. Falo do deputado Cezar Schirmer, que consta no trabalho exaustivo feito pela equipe do site especializado “Congresso em Foco”, como o mais faltoso dos parlamentares gaúchos na Câmara dos Deputados: esteve presente em apenas 63% das sessões deliberativas do Legislativo, nos quatro anos de mandato. São 608 sessões no período, e delas Schirmer se ausentou em nada menos que 220.

Com esse índice, o deputado santa-mariense se coloca entre os 30 mais faltosos deputados de um total que, entre titulares e suplentes, passou de 600. Num dos critérios do CF, a situação e ainda mais constrangedora: Schirmer é o 9º colocado entre todos. Das 220 ausências, apenas cinco não foram justificadas. As demais, em grande maioria, senão a totalidade, foram abonadas sob a justificativa de que Schirmer estava “em missão oficial autorizada”. É uma explicação, claro. Mas ainda assim, não deixa de ser desagradável.

E há, claro, uma repercussão política nisso tudo. O principal rival local na política, por exemplo, Paulo Pimenta, do PT, exibe números bem melhores, sob o ponto de vista da participação nas sessões em que se votou alguma coisa na Câmara dos Deputados. O petista não participou de 112 sessões deliberativas (19,1%), das quais em quatro não justificou a ausência e nas demais 108 estava, também, “em missão oficial autorizada”. Esteve presente, porém, nos restantes 80,1% das 608 reuniões em que se decidiu alguma coisa na Câmara dos Deputados.

Me parece extremamente conveniente que se leia o extenso, mas fantástico, material produzido pelo “Congresso em Foco”, assinado pelos repórteres Lucio Lambranho e Ricardo Taffner. Há, no conjunto de textos, uma série de dados importantíssimos para que conheçamos o desempenho de todos os parlamentares brasileiros com assento na Câmara dos Deputados.

Ah, antes, para que não fiquemos aqui apenas com os dados mais desabonadores, é preciso que se elogie quem mais esteve lá, com ou sem justificativa para as poucas faltas. No caso, o campeão gaúcho de presença é o pepista Luiz Carlos Heinse. Compare os números dele com os dos santa-marienses: Heinse participou de 566 das sessões deliberativas. Ou 93,1%. E faltou a 42. Agora, leia a reportagem:

”Hora da chamada final
Descontadas as ausências por licença médica, Geddel, Cascione, João Herrmann, Osvaldo Coelho e Jader faltaram mais. O mais assíduo foi Paulo Afonso (PMDB-SC)

Um em cada cinco deputados que estiveram no exercício do mandato na presente legislatura (2003-2007) compareceu a menos de 75% das sessões deliberativas. Nesse período, passaram pela Câmara 616 deputados, entre titulares e suplentes, sendo que 118 tiveram 25% ou mais de ausências nas votações realizadas em plenário durante o período em que exerceram o mandato.

Se esses deputados fossem estudantes, seriam reprovados por falta. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê a reprovação dos alunos nessa situação, mesmo que eles tenham atingido médias suficientes nas provas durante todo o ano letivo. O Congresso em Foco realizou antes levantamentos semelhantes, para medir a assiduidade dos deputados, mas jamais eles tiveram a abrangência de uma legislatura inteira.

As faltas somadas pelos deputados nos últimos quatro anos chegam a 51.830, sendo que 48.668 foram justificadas e outras 3.162 ficaram sem nenhuma explicação. Para fazer o ranking dos mais faltosos, também foram levadas em conta as ausências justificadas – quase 94% do total de faltas de todos os deputados juntos – por dois expedientes: licença médica e a chamada missão oficial autorizada.

Descontadas as ausências por razões de saúde, os dez parlamentares que mais faltaram foram: Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o campeão, com 255 faltas; 2º Vicente Cascione (PTB-SP), 239; 3º João Herrmann Neto (PDT-SP), 234; 4º Osvaldo Coelho (PFL-PE), 230; 5º Jader Barbalho (PMDB-PA), 222; 6º Roberto Freire (PPS-PE), 218; 7º Delfim Neto (PMDB-SP), 213; 8º Gerson Gabrielli (PFL-BA), 206; 9º Cezar Schirmer (PMDB-RS), 201; 10º lugar, Zulaiê Cobra (PSDB-SP) 184 faltas.

O mais assíduo de todos foi o deputado Paulo Afonso (PMDB-SC), que recebeu o Prêmio Congresso em Foco mês passado exatamente por não ter deixado de comparecer a nenhuma das 608 sessões deliberativas realizadas pela Câmara desde fevereiro de 2003. Também estão entre os dez mais assíduos: 2º Lincoln Portela (PL-MG), com duas faltas; 3º Sérgio Miranda (PDT-MG), seis faltas; 4º Ildeu Araújo (PP-SP), sete; 5º José Divino (sem partido-RJ) e Mário Assad Júnior (PSB-MG), 13; 7º Ariosto Holanda (PSB-CE) e Pedro Fernandes (PTB-MA), 15; 9º Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), 16; e 10º José Pimentel (PT-CE), 17.

Dos dez, apenas dois não justificaram todas suas faltas: Sérgio Miranda, que deixou de justificar duas de suas seis ausências; e José Divino, que justificou nove de suas 13 ausências. O índice de comparecimento desses dez deputados variou de 97% a 100% das sessões.

As faltas por estado e partido

São Paulo é o estado com o maior número de deputados entre os que tiveram presença inferior a 75% das sessões deliberativas realizadas durante o período em que exerceram o mandato. Ao todo, 18 representantes do estado tiveram 25% ou mais de ausências. Em segundo lugar, vem Minas Gerais (13 deputados). Pernambuco ficou em terceiro (11) e Rio de Janeiro em quarto lugar (10), empatado com o Rio Grande do Sul.

Os demais estados ficaram na seguinte colocação: BA (7); MA (7); PR (6); AL (5); RN (5); AP (4); PB (4); CE (3); GO (3); PA (3); RO (3); AM (2); RR (2); SC (2); AC (1); MT (1); PI (1); SE (1)…

…Considerando o mesmo critério (deputados com 25% ou mais de faltas), o PP foi nos últimos quatro anos o partido com o maior número de parlamentares faltosos na Câmara: 19 integrantes da sua bancada compareceram a menos de 75% das sessões.

O PSDB, com 18 deputados faltosos, veio logo atrás, em segundo lugar, seguido pelo PMDB (17) e pelo PFL (16). Eis os números para as demais siglas: PL, 12; PTB, dez; PDT e PSB, sete cada; PT e PV, três; PPS, dois; PCdoB, PSC e PTC, um (além de um deputado sem partido )…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do “Congresso em Foco” na internet, no endereço http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=14018.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo