Arquivo

Nós para Lula. Presidente retorna aos abacaxis brasilienses, após uma passadinha no Equador

Cá entre nós: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para assumir o cargo. Depois, pediu o aval para um segundo mandato. Tanto em 2002 quanto em 2006 a população brasileira, por larguíssima maioria, fez a vontade de Sua Excelência. De modo que ele não tem do que se queixar. Se é, claro, que reclama de alguma coisa.

Por que esse trololó? Simples, depois de 10 dias de férias, com o fim antecipado em um dia para prestigiar a posse do colega equatoriano Rafael Correa, nesta segunda-feira, Lula está de novo em Brasília. E não é pouca coisa que o aguarda, a bem da verdade. Há pelo menos três nós a serem desatados, segundo reportagem especial assinada por Soraia Costa, e publicada pelo site especializado “Congresso em Foco”.

O Presidente terá que se ver com a eleição para a direção da Câmara dos Deputados – são dois supostos parceiros disputando o principal cargo: Aldo Rebelo, do PC do B, e Arlindo Chinaglia, do PT. Mas não é só isso: a reforma do ministério não pode ser mantida em banho-maria por muito tempo e requer uma solução. E mais: em seis dias, Lula anuncia o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), de cujos detalhes poucos conhecem.

Não é pouca coisa, cá entre nós. Mas, como se leu lá no primeiro parágrafo, o presidente não está no cargo na marra. Logo, ele precisa é resolver, e não resmungar. Em todo caso, para saber mais sobre esses abacaxis prioritários, leia a reportagem do CF, publicada na tarde desta segunda-feira:

”De volta ao trabalho
Definição da equipe ministerial, eleições no Congresso e lançamento do pacote econômico são os primeiros desafios de Lula no segundo mandato

Reeleito sob o slogan “deixa o homem trabalhar”, o presidente Lula retorna esta semana a Brasília com a missão de desatar, de imediato, três nós para dar início, na prática, ao segundo mandato. Depois de dez dias de descanso no Forte dos Andradas, unidade militar do Exército localizada no Guarujá (SP), Lula terá de fechar o novo pacote econômico, contornar o racha da base aliada por conta da eleição na Câmara e definir a futura equipe ministerial.

O presidente participa hoje (15) da solenidade de posse do novo presidente do Equador, Rafael Correa, e amanhã já terá agenda em Brasília. As ações iniciais de Lula são consideradas fundamentais para definir o caminho que o segundo mandato tomará.

O Palácio do Planalto já fixou a próxima segunda-feira (22) como data para o anúncio das medidas econômicas com as quais o governo Lula espera levar o país a crescer mais de 5% ao ano. No primeiro mandato, a economia não cresceu mais 2,6% por ano. As iniciativas da equipe economia para o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda aguardam o aval do presidente.

A expectativa é de que sejam anunciados investimentos em infra-estrutura e incentivos fiscais para os setores de habitação e informática, além de mudanças na lei que rege as aplicações dos fundos de pensão, estimadas em R$ 80 bilhões, para que eles possam financiar grandes obras.

Jogo cruzado

Como a adoção dessas medidas dependerá em grande parte da aprovação do Congresso, evitar traumas na disputa pela presidência da Câmara e do Senado será fundamental para garantir o sucesso das ações iniciais do segundo mandato.

Ao adiar o anúncio da nova equipe ministerial, Lula abriu margem para que as peças do quebra-cabeça da Esplanada se misturassem com as da sucessão no Congresso. Se, por um lado, a combinação pode agradar aos aliados, por outro, a demora desperta insegurança entre os investidores.

“Até que o time de ministros seja anunciado, não há sensação de que o governo está funcionando”, diz o cientista político Rogério Schmitt, da Tendências Consultoria. Para ele, o anúncio da nova equipe tem de ser a prioridade de Lula a “curtíssimo prazo”. Apenas com a definição dos auxiliares, o presidente poderá encontrar maneiras para reverter a estagnação da economia e elevar o…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do “Congresso em Foco” na internet, no endereço http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=13889.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo