Arquivo

Parlamento. Afinal, por que é tão importante assim ser Presidente da Câmara dos Deputados?

Taí. Eu mesmo já escrevi que o principal atrativo da Presidência da Câmara dos Deputados é o fato de seu titular ser o segundo na linha de sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro, logo atrás do Vice-Presidente da República. Mas não é só isso.

Aliás, há muitas outras atrações para quem ocupa a função. E quem resolve essa charada, que pode surpreender muita gente, é a repórter Natuza Nery, da agência de notícias britânica Reuters, em texto publicado pela Agência Estado, o braço de internet do jornal O Estado de São Paulo. Confira só:

”Entenda por que a presidência da Câmara é tão cobiçada
Por uma série de atribuições, o cargo é um dos mais cobiçados da República

Um dos cargos mais cobiçados da República, a presidência da Câmara transformou-se em alvo de muitos interesses. Dois nomes da base governista, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), já lançaram oficialmente suas candidaturas ao comando da Casa, e um grupo suprapartidário também ameaça entrar nesta briga.

Leia, a seguir, as atribuições do cargo:

– Total ascendência sobre a pauta de votações da Casa. É o presidente da Câmara quem dá a palavra final e determina quais projetos serão apreciados pelo plenário.

– É o segundo na linha de sucessão à Presidência da República.

– Tem instrumentos políticos para pressionar o governo.

– Decide sobre a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República.

– Administra um Orçamento de R$ 3 bilhões (a maior parte deste valor destina-se ao pagamento de salário de parlamentares, servidores, aposentados e pensionistas).

– Detém projeção política e visibilidade diária na mídia.

– Tem direito à casa oficial, a carro oficial e a motorista particular. Conta também com um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) à sua disposição.

– Responsabilidade pela indicação dos relatores de medidas provisórias em tramitação e pela criação de Comissões Especiais para analisar as propostas de emenda à Constituição.

– Transforma-se em personalidade nacional e interlocutor de todos os atores sociais, desde representantes de bancos ao Movimento Sem-Terra…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/jan/05/245.htm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo