Arquivo

Supernegócio. TNT holandesa assume a Expresso Mercúrio, nascida em SM há 60 anos

Os valores envolvidos no meganegócio não foram divulgados. No entanto, desde esta quarta-feira, 10 de janeiro, os acionistas da Expresso Mercúrio, nascida em Santa Maria há seis décadas, passaram 100% do capital da empresa para a TNT, organização holandesa que atua em nada menos que 200 países do planeta. E que, só nos primeiros nove meses de 2006 ostentou um faturamento global de 7,6 bilhões de Euros (mais de 20 bilhões de Reais).

A Mercúrio, que tem 15% do mercado nacional de cargas e é a maior de um setor em que há grande pulverização, atende nada menos que 3,5 mil municípios brasileiros, utilizando mais de 1,150 mil caminhões e conta com 5,6 mil funcionários. O controle da empresa, até ontem, era da família Fração, que a fundou, com o pioneiro Hermenegildo Fração, em 1946.

O negócio que, como qualquer outro desse porte, foi feito em absoluto sigilo, somente foi divulgado, pelas assessorias das duas empresas, nesta quarta-feira. Confira mais detalhes na reportagem que o jornal A Razão está publicando em sua edição de hoje:

Empresa holandesa adquire
a Expresso Mercúrio S. A.

Conclusão das negociações com a empresa oriunda de SM e líder do mercado no País foi anunciada ontem

A TNT anunciou ontem a conclusão da aquisição de 100% das ações da Expresso Mercúrio S.A., líder no mercado doméstico brasileiro de distribuição expressa. A aquisição proporciona à TNT uma plataforma ideal para o desenvolvimento de uma rede integrada de distribuição expressa rodoviária na América do Sul. As partes não divulgam mais detalhes financeiros sobre esta transação financiada com recursos próprios.

A Mercúrio lidera o mercado doméstico de distribuição expressa no Brasil com uma participação de mercado de 15%. Em 2006, a receita prevista da Mercúrio deve atingir 190 milhões de euros. A Mercúrio desenvolveu a maior rede própria de distribuição no Sul e Sudeste do Brasil ligando 3.300 cidades e tem expandido seu alcance no Nordeste desde 2004, seguindo a sua ambição de uma cobertura nacional. A companhia conseguiu sua posição de liderança oferecendo uma gama de produtos de alta qualidade, que incluem serviços de entregas com dia pré-definido e rastreamento de remessas, entre outros.

A Mercúrio possui uma base de clientes ampla, diversa e leal no mercado doméstico de distribuição expressa. A companhia emprega mais de 6.000 funcionários e dispõe de uma rede bem desenvolvida de 101 filiais e 2.044 veículos.

Segundo Marie-Christine Lombard, diretora do Grupo da TNT – Divisão Expressa, “esta transação contribui para o objetivo estratégico da TNT de se tornar a número 1 em mercados emergentes selecionados. A rede…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas desta quinta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo