Arquivo

Comunicação. Confronto a caminho: amigo da Globo contra ex-da Globo. Ai, ai, ai, ai, ai!

Pode escrever. Ou anotar num cantinho do teu cérebro. Isso não vai dar certo. Ou, se der, alguém haverá de dançar. Falo do secretário de Comunicação e do ministro das Comunicações. O primeiro, escolhido esta semana, é Franklin Martins. O segundo, no governo há mais de dois anos, é Helio Costa. Ambos com passagem pela Rede Globo de Televisão.

 

Martins, com independência político-ideológica pra lá de conhecida, foi  dispensado da Globo pouco antes do início da campanha eleitoral do ano passado. Falou-se, e escreveu-se, com todas as letras o motivo: “independente demais para o momento”. É, pois é. Isso depois de mais de 10 anos e pelo menos outras duas campanhas eleitorais presidenciais nas costas. E participando tanto da TV aberta quanto da Globo News, o canal fechado das Organizações dos Marinho.

 

Costa, um global de longuíssima data. Foi quem implantou, segundo me informa Wikipedia, a enciclopédia da internet, a sucursal da Globo nos Estados Unidos, nos idos dos 70. Tempo quente, aquele. E só voltou ao Brasil no fim dos anos 80, acumulando a deputação federal com a reportagem e apresentação de programas jornalísticos na Vênus. É visto, no governo, como defensor incondicional dos desejos da Globo – inclusive no episódio que definiu, para o Brasil, o padrão japonês de televisão digital. E que tem posições claramente anti-qualquer-coisa-que-não-seja-o-interesse-dos-Marinho em relação ao desejo das empresas telefônicas, que também desejam prover conteúdo. Anda as turras com a Anatel, que permitiu à Telefônica de Espanha a exploração dos serviços de TV paga via satélite.

 

O que vai dar de tudo isso? Não sei. Exceto que, pela conformação da secretaria de Franklin, que vai açambarcar tudo na área de comunicações, desde imprensa até publicidade, ele tem tudo para ter mais força junto a Lula. E faz tremer o Jardim Botânico, que sempre teve a cuidar do troco dos reclames alguém mais próximo a ela. Pois é. Isso mudou.

 

Quanto a Costa, é só um prognóstico, ficará com as questões de ordem técnica das comunicações. E pouco além disso. Nem mesmo a TV Pública, que ele projetou, será dele, mas de Franklin.

 

Atenção, é só uma aposta. Nada além disso. E de água mineral (sem gás), que álcool o meu organismo rejeita. Alguém aceita jogar?

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA –  Confira a notícia da escolha de Franklin Martins, lendo aqui o texto das repórteres Andreza Matais e Gabriela Guerreiro, da Folha Online. 

Sobre a nomeação do jornalista, para assumir o setor de Comunicação do governo Lula, vale a pena ler pelo menos dois comentários. Um, de Etevaldo Dias, que já ocupou cargo semelhante:  aqui. Outro, do também respeitado jornalista Paulo Henrique Amorim, da TV Record e editor do site Conversa Afiada: aqui.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo