Arquivo

Reeleição. Tese, combinada com mandato de cinco anos, pode morrer na casca. Ainda bem

Já declarei aqui e não custa repetir: esta (nem sempre) humilde página de internet pode ter influência nula nos destinos da cidade e do Estado, que dirá da Nação. Ainda assim, toma posição, no caso específico da proposta de fim da reeleição, e ampliação de quatro para cinco anos o mandato presidencial. É contra. Tanto em relação a uma quanto à outra possibilidade.

 

Mas, talvez não seja o caso de fazer uma campanha nacional pela continuidade. Seus próprios mentores (que, por que?,  nunca aparecem publicamente) já não têm mais tanta convicção. Exceto um, talvez, o mineiro Aécio Neves – que poderia encaminhar um acordo interno no PSDB, cedendo o posto de candidato a Presidente para seu colega paulista José Serra em 2010 e ele próprio concorrendo em 2015.

 

A verdade é que o PSDB, supostamente interessado na idéia, está dividido. E boa parte não quer saber da história de acabar com a reeleição, aliás uma idéia, em meados dos anos 90, do presidente de honra do tucanato, e à época Presidente da República interessado na reeleição, Fernando Henrique Cardoso.

 

O outro potencialmente interessado, e até incentivador, se proposta nesse sentido chegar a ser protocolada, Luiz Inácio Lula da Silva, está sendo demovido por seus mais fiéis e próximos assessores. É uma roubada, dizem eles – mais interessados em viabilizar a aprovação das medidas do Plano de Aceleração do Crescimento.

 

Curiosamente, veja você, nenhum argumento, digamos, ideológico. Tudo por conta, mesmo, é de conveniências eleitorais. Por essas e outras que, pessoalmente, este jornalista acredita cada vez menos numa reforma política. Mesmo que limitada ao financiamento público de campanha, voto em listas e fidelidade partidária. De tudo isso, e com certeza com um empurrãozinho do Tribunal Superior Eleitoral, talvez a fidelidade ganhe espaço. Mas é só. Que pena.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURAleia aqui a nota “Serra e Aécio irritam bancada”, assinada por Tales Faria, publicada na coluna “Informe JB”, do Jornal do Brasil, e reproduzida no Blog dos Blogs.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo