Eleições 2010HistóriaPolítica

O CARA. Mas, afinal, quais as razões para o (irrespondível) carisma de Lula?

De novo, quem traz a pauta boa é o excelente (e novato) jornal eletrônico Sul21. Quem esteve (e nem precisava) no campus da UFSM em Camobi, na sexta-feira, pode comprovar bem de pertinho uma verdade reconhecida até por quem odeeeeia o cara: Luiz Inácio Lula da Silva é um caristmático.

Mas, o que determina isso? O que ele tem, que diabo, que o torna desse jeito? Há vários motivos. E o Sul21 consultou parceiros e adversários do cara tentando identificá-los. Chegou a dez motivos, conforme a reportagem assinada por Rachel Duarte. Entre eles estão, para ficar em dois exemplos citados, o conhecimento que demonstra do Brasil e sua gente e o fato de falar a língua do povo. Bueno, são o que os entrevistados dizem. Confira você mesmo, a seguir:

Dez razões para o carisma de Lula – Amigos e adversários explicam porque ele “é o cara!”

Na última sexta-feira (2), o presidente Lula visita ao Rio Grande do Sul pela 32ª vez. Veio para compromissos de fim de governo. Dentro de quatro meses, ele passará a faixa verde-amarela da Presidência da República para o seu ou a sua sucessora. Em oito anos de governo, modificou a realidade de 43 milhões de brasileiros que deixaram a linha da miséria, desenvolveu políticas públicas de inclusão social, mas também enfrentou escândalos e um Senado de oposição. De acordo com a última pesquisa Datafolha, 79% dos brasileiros acham o seu governo ótimo ou bom e lhe conferem nota 8,1. Mas, afinal, o que levou Lula, um metalúrgico, a chegar atingir estes índices de aprovação junto ao povo brasileiro? De onde sai o seu carisma, que encanta brasileiros e estrangeiros. O Sul21 falou com amigos e adversários de Lula para saber quem é este homem, acusado de não dominar o idioma pátrio e, apesar disto, conseguir dialogar com políticos nacionais e estrangeiros.

Operário, brincalhão, habilidoso e solidário. Gosta de futebol e de uma cachacinha. A descrição se adequaria a uma grande parte dos brasileiros. Mas estas são as palavras mais escutadas diante da pergunta: como é o presidente Lula?

O discursos sobre Lula se parecem. Sejam feitos pelos amigos do tempo do movimento sindical, sejam pelos que já o conheceram como ocupante do Palácio do Planalto. Difícil é esquecer a expressão “é o cara”, com a qual o presidente norte-americano, Barack Obama, saudou o seu colega brasileiro, em 2009. Para Obama, Lula é um “boa pinta”. O “é o cara” de Obama se popularizou. É a frase mais utilizada, nos últimos tempos, para resumir quem é Lula.

Primeiro líder do governo do presidente Lula no Legislativo Gaúcho, o deputado estadual Adão Villaverde (PT) avalia que, do ponto de vista político, Lula é um grande estadista. “Ele é responsável pelo retorno do crescimento do país. Ele mostrou que, mesmo em meio à globalização, é possível construir um projeto nacional autônomo. Ele ficará para a História como o representante do governo de transição de um modelo neoliberal subordinado para um projeto que recuperou o Estado-Nação, com base na capacidade local e uma soberania externa, comenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo