Arquivo

A semana (2). Os petistas e seu forrobodó. Valdeci tem que resolver situação do secretariado

É bastante provável que somente em 2 de dezembro (ou 16 do mesmo mês) seja possível esclarecer quem é quem no interior do petismo santa-mariense. Nessa data acontece a renovação do comando da sigla em todo o País, inclusive, claro, na boca do monte.

 

A correlação de forças internas, que hoje indica uma forte (ainda que não majoritária) presença dos grupos que se reúnem em torno das lideranças de Fabiano Pereira e Fernando Menezes (correntes Solidariedade e Luta e Movimento PT) pode se consolidar. Ou não. Dependerá muito de como vai se comportar, por exemplo, a tendência PT Amplo, liderada pelo deputado Paulo Pimenta. E das ações a serem comandadas pelas outras correntes, hoje ligadas administrativa e politicamente a Valdeci Oliveira (Unidade na Luta, Força Cidadã, Ação Democrática e os que se reúnem em torno do vice-prefeito Werner Rempel).

 

No entanto, bem antes de dezembro, algumas questões precisam ser resolvidas. E elas interessam, mais que aos próprios petistas, à comunidade. Afinal, por conta desse bafafá que só diz respeito ao PT, o governo municipal (o que toca à cidade inteira) está sem um secretário importante, o de Administração – era Dionizio Kuchinski, segundo suplente de vereador que assumiu na Câmara, com a quebra dos pratos das correntes internas. E outro que pode voltar à Câmara a qualquer momento, Vilmar Galvão, das Obras – como retaliação aos ligados a Fabiano Pereira.

 

Complicado? Confuso? É. Pode ser. Provavelmente seja. Em todo caso, sugiro a leitura do que escrevi na coluna Observatório, que publico no jornal A Razão aos sábados, e reproduzo nesta página na manhã do mesmo dia. Confira aqui  e aqui, para saber mais. E, também, sugiro a leitura da coluna Aparte, no Diário de Santa Maria, assinada pela colega Iara Lemos, que também trata do assunto.

 

O certo é que, nesta semana, Valdeci deve definir quem assume a secretaria de Administração. Uma boa aposta é Alexandre Bento, que já ocupou o cargo. Nas Obras, meu palpite é que alguém do quadro geral vai assumir, quem sabe com Dalmo Gilberto na Direção Geral. Mas é só um palpite, mesmo. Há quem entenda, como a própria Iara Lemos aventou, de Galvão só assumir como vereador em ocasiões especiais, na hora de votar. É. Pode ser. Mas não creio que esse tipo de decisão, digamos, ocasional seja a melhor. Pelo menos não para a comunidade.

 

Em todo caso, nos próximos dias se saberá com maior clareza o que acontecerá com o governo, a partir da brigalhada petista. Quanto a esta, não terminará nunca. Mas pelo menos se saberá quem é quem em dezembro. E não falta muito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo