Arquivo

Bons ventos. Previsão de Natal “gordo”, com a economia aquecida. Isso no Brasil. E em SM?

Como há muito não se percebia, é grande o entusiasmo em relação às vendas de Natal. Analistas, observando o País como um todo, só enxergam bons ventos, com o aquecimento da economia. Há razões fundadas para a previsão otimista.

 

Afinal de contas, constata-se, segundo os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, o aumento da massa salarial. Qualquer coisa parecida com 9%. Aliás, percentual maior que o próprio Produto Interno Bruto, que cresceu 5,6% no último trimestre, 4,9% do primeiro semestre e possibilidade de algo parecido com 5,4% no ano inteiro.

 

Soma-se, igualmente, um fato histórico: a segunda metade de qualquer ano apresenta números mais positivos que a primeira. A indicar, no caso específico, crescimento superior nesta etapa de 2007. E mais: há fartura de crédito, embora a tendência é de que fique mais caro.

 

Haveria outros indicadores que podem estar permitindo essa antevisão positiva. Onde entram inclusive fatores subjetivos – caso da confiança crescente do setor privado no desenvolvimento do País. Mas, se isso vale para o Brasil inteiro, significará o mesmo para Santa Maria?

 

Há dúvidas a respeito. Conversei ontem com duas pessoas do setor do comércio. Estão otimistas, mas cautelosas. E a causa está na gênese da população da boca do monte. É, a comuna, mais que em qualquer outra do País, dependente do funcionalismo público. E este, em nível federal, com os salários achatados. No Estado, além de não existir reajuste, o pagamento é parcelado. Salva o município que, mal ou bem, concedeu reajuste superior à inflação.

 

Tudo somado, e noves fora os incidentes de percurso, há ânimo. E confiança no crescimento. Mas, provavelmente menor que a média nacional. Ainda assim, superior à registrada em anos anteriores. Não é nada, não é nada. Mas já é alguma coisa.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Perspectivas para o Natal”, n’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo