Arquivo

Do dia. Desenvolvimento regional, com o secretário Bernardi, é tema para debate na Ulbra

Com a presença do secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, acontece nesta segunda-feira um debate interessante, acerca das desigualdades regionais do Rio Grande. O assunto será discutido na Ulbra e, para ele, espera-se a presença de representantes de dezenas de municípios, como mostra material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. Confira:

 

“Santa Maria recebe fórum do Estado sobre desenvolvimento regional

 

Medidas do governo voltadas à diminuição das desigualdades socioeconômicas no Rio Grande do Sul serão tema, nesta segunda-feira (10), de um debate com representantes dos 49 municípios que compõem os Coredes Alto Jacuí, Central e Jacuí-Centro. Juntos, ocupam 14,4 % do território gaúcho, respondem por 5,8% do PIB estadual e concentram 7,9% da população. O setor de serviços (45,6%) é predominante na estrutura produtiva, que ainda se sustenta nos segmentos agropecuário (31%), indústria (14,4%) e comércio (9%).

O fórum ocorrerá, a partir das 14h, campus da Ulbra, em Santa Maria, sob a condução do secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi. Para ele, “a iniciativa confirma a transparência do Executivo e reforça o compromisso de, nos próximos quatro anos, dirigir os investimentos públicos a partir da visão estratégica de cada região, a exemplo do que foi feito através do novo formato da Consulta Popular”.

As discussões serão centradas nos conteúdos dos Cadernos de Regionalização do Plano Plurianual 2008/2011, documentos que contemplam série de projetos elaborados por técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado, com base em sugestões indicadas pelos Coredes e nas diretrizes estratégicas apontadas pelo Plano de Governo e pelos relatórios Rumos 2015, Agenda 2020 e Pacto pelo Rio Grande.

Os relatórios sugerem que o perímetro funcional formado por Alto Jacuí, Central e Jacuí-Centro adote projetos que estimulem a competitividade da produção de soja e arroz; fortaleçam a rede urbana polarizada por Santa Maria; desenvolvam a indústria; e apóiem o turismo. Ainda aconselham a adoção de medidas dirigidas à inclusão social, manutenção do potencial ambiental e capacitação para o planejamento regional.

O passo seguinte, antecipa Celso Bernardi, “consistirá na identificação e estimulação de parcerias, para potencializar o impacto de ações concretas que promovam o efetivo desenvolvimento do Estado”. O projeto Cadernos de Regionalização, lembra o secretário de Relações Institucionais, já percorreu as cidades de Santa Rosa, Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Osório, Santana do Livramento e tem encerramento previsto para 12 de setembro, em Pelotas.”


SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo