Arquivo

Plebiscito. Entidades e movimentos sociais querem reverter privatização da Vale do Rio Doce

É, imagino, muito mais uma tomada de posição do que, propriamente, a convicção de que pode dar certo. Em todo caso, são várias as entidades, em todo o País, que se engajam num plebiscito que pretende colher milhões de assinaturas de brasileiros com o objetivo de reestatizar a Companhia Vale do Rio Doce.

 

Ela, relembrando, criada nos anos 40, foi privatizada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Em Santa Maria, uma das organizações que mobiliza em favor do plebiscito e da reestatização, é a Seção Sindical dos Docentes da UFSM. É da assessoria de imprensa da Sedufsm, o material enviado aos veículos de comunicação, e que reproduzo a seguir:

 

“SEDUFSM participa do plebiscito

sobre reestatização da Vale do Rio Doce

 

 

A reestatização da Companhia Vale do Rio Doce está sendo levada a uma consulta popular desde o dia 1º  até o dia 9 de setembro, com o Plebiscito Popular, mobilizado por centenas de entidades em todo o país, dentre as quais  o ANDES, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Conlutas, o MST e as Pastorais.  Em Santa Maria, conforme Sérgio Menezes Helmuth, cerca de 280 urnas estão disponíveis para que a população vote. Na região centro, o número de urnas chega a 450.

 

Ainda segundo Helmuth, que coordena a atividade pela Diocese de Santa Maria, todas as escolas municipais e a maioria das estaduais possuem urnas do plebiscito. A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) também tem uma urna disponível para quem quiser participar da votação. Outro ponto público que pode ser acessado para a votação é a praça Saldanha Marinho. Os resultados devem ser contabilizados em todo o país a partir da próxima segunda-feira.

 

A reestatização da Vale do Rio Doce é um protesto de movimentos sociais que acreditam que os brasileiros foram “vítimas de roubo”, com a privatização da empresa, que foi criada no ano de 1940 com recursos do Tesouro Nacional. Porém, no governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002, foi uma das empresas privatizadas, assim como a Embratel, Light, Cia Siderúgica Nacional, Banespa, Eletrobrás, Telebrás, Telesp, entre outras. A consulta culmina com o Grito dos Excluídos, em paralelo às comemorações da independência do País, em Brasília. O resultado do plebiscito será entregue aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no dia 25 deste mês. A meta, contudo, é levá-lo ao presidente Lula da Silva.

 

As quatro perguntas que constam da cédula do plebiscito são:

 

1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce – patrimônio
construído pelo povo brasileiro foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o Poder Judiciário podem anular. A vale deve continuar nas mãos do privado?

2.  O governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?

3.  Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até oito vezes mais que as grandes empresas?

4. Você concorda com uma reforma da Previdência que retire direitos dos trabalhadores (as)?”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Sedufsm.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo