ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Esquerda-Esquerda e a briga na reta final, para saber quem (não) fica na lanterna

Luneta

 

Ao lado do trololó eletrônico, nas emissoras de rádio e TV (mais as inserções do que os programas propriamente ditos), duas foram as estrelas da propaganda eleitoral.

Uma foi o carro de som, nunca dantes usado por tantos e por tanto tempo. Outra foi o cavalete de rua, também utilizado em profusão inusitada.

Ambos, de todo modo, bombardeados pela opinião publicada. Que, porém, não apontou alternativas. Logo, melhor os dois que nenhum deles.

Mas está aí, caindo de maduro, tema para todos os marqueteiros: buscar saídas capazes de, ao mesmo tempo em que convençam o consumidor, não provoquem ira.

Pelo menos duas disputas estão eletrizantes, nessa reta final de campanha e, claro, com inevitáveis desdobramentos futuros.

Uma é a que envolve a verdadeira “guerra” política em que se transformou a busca de uma das 21 cadeiras na Câmara de Vereadores.

Outra é para saber quem, da Esquerda-Esquerda, se PSTU ou PSOL, fica na frente – depois do racha que impediu a repetição da aliança de 2008, firmada em torno da candidatura de Sandra Feltrin.

Antes do início da campanha, a impressão era que o PSOL, engordado por parte da intelectualidade na UFSM descontente com o PT e até com seus parceiros ideológicos, levaria vantagem.

Agora, porém, já há quem afirme que, por ter mais história, mas não apenas por isso, o quase famélico (em número de militantes, por favor) PSTU pode chegar na frente. Pode.

Aliás, a Esquerda, de maneira geral, pelo menos em Santa Maria, corre o risco bastante sério de avaria. Menos pelos números, mais pelo conteúdo político dos eventualmente eleitos.

Na contrapartida, e isso é uma avaliação prévia, portanto com todos os riscos, um eleitorado bastante retraído pode, na Câmara, eleger um conjunto expressivo de nomes politicamente conservadores.

Claro, isso para quem se interessa, de fato, por esse tipo de debate que, um dia, e nem faz tanto tempo assim, foi importante.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo