Arquivo

Operação Xadrez (2). Polícia Federal explica a ação que prendeu nove pessoas em Santa Maria

Confira, a seguir, a informação oficial divulgada pela Polícia Federal, acerca da Operação Xadrez. Foram presas 15 pessoas. Nove delas em Santa Maria, inclusive “gente influente”, como admitiu agora há pouco, para este jornalista (e os demais coleguinhas presentes na PF), o delegado Diogo Caneda dos Santos.

 

No texto divulgado pela assessoria de imprensa da Polícia Federal, há a explicação dos crimes cometidos e como eles eram operados pela quadrilha presa provisoriamente, com autorização da Justiça Federal. E também dá conta das outras atividades desenvolvidas, inclusive a apreensão de documentos (foto). Acompanhe:

 

“OPERAÇÃO XADREZ DESARTICULA QUADRILHA  UE EXPLORAVA JOGOS ILEGAIS PELA INTERNET

 

SANTA MARIA/RS – A Polícia Federal desencadeou, às 13 horas de hoje (20), a Operação Xadrez, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para a exploração de jogos de azar, mediante a utilização de equipamentos de informática contrabandeados.

Os trabalhos de investigação, iniciados em junho deste ano, foram desenvolvidos pela Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria/RS, em conjunto com o Ministério Púbico Federal, Receita Federal do Brasil, Brigada Militar e Polícia Civil. Houve, ainda, o apoio da Polícia Rodoviária Federal, na apreensão de equipamentos de informática.

No curso da investigação, verificou-se a existência de uma quadrilha que explorava jogos ilícitos por meio de máquinas caça-níqueis/caça-cédulas e de lan houses de fachada – onde os computadores colocados à disposição do público funcionavam como caça-níqueis e bingos virtuais. O grupo explorava, ainda, o jogo do bicho e bingos.

Os jogos ilícitos eram transmitidos, via rede de computadores, a partir de um servidor remoto, instalado na cidade de Cascavel/PR, para um número ainda indeterminado de lan houses de fachada, estabelecidas em diversos estados do país.

No Rio Grande do Sul, a organização coordenava suas atividades a partir de Santa Maria onde três lan houses estão sendo desativadas pela Operação Xadrez. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Federal de Santa Maria,.

A Polícia Federal cumpre ainda 34 mandados de busca e apreensão. No Rio Grande do Sul as ações ocorrem nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. No Paraná, os mandados têm por objeto residências e empresas localizadas nas cidades de Cascavel e Cianorte.

Trabalham na Operação Xadrez 225 Policiais Federais, servidores da Receita Federal e policiais militares. Para o cumprimento dos mandados, a PF utiliza mais de 70 viaturas…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui outras informações oficiais sobre outras operações da Polícia Federal. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo