Artigos

Santa Maria: dez anos em dois – por Carlos Costabeber

Na última reunião trimestral do Conselho de Administração da ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, que tenho a honra de presidir), aproveitei para fazer uma proposta agressiva aos demais membros. Presente o Prefeito Cezar Schirmer, fiz a seguinte colocação:

“Até alguns anos atrás, a gente ainda podia enxergar no horizonte os países mais desenvolvidos. Hoje, já os perdemos de vista, pois Santa Maria e o Brasil pararam no tempo. Estamos perdendo mais uma vez o “bonde da história”.

Por isso, Prefeito, temos de TRANSFORMAR OS SEUS DOIS ÚLTIMOS ANOS  a frente do Governo Municipal, NUM PERIODO DE GRANDES REALIZAÇÕES –  (na linha “2 anos em 10”). Além do grupo de empresários que mantém com contribuições financeiras o funcionamento da Agência, a Prefeitura deve voltar a aportar recursos.

Por quê? Se Santa Maria quer entrar nessa briga de cachorro grande, temos de pensar grande e agir da mesma maneira. Para atrair investimentos, precisamos ter profissionais qualificados a nosso serviço. Como sempre digo, “dinheiro não aceita ofensa”, e esse pessoal que está disposto a investir, quer  receber um tratamento de alto nível.

Até a criação da Agência, sempre trabalhamos de forma amadora, dependendo do voluntariado de umas poucas lideranças. Assim foi, desde o tempo da Conselho de Desenvolvimento de Santa Maria, lá nos anos 60. De lá para cá, continuamos pensando pequeno, esperando que os investimentos nos caiam no colo (como o caso da alemã KMW).

Por isso, precisamos de mais recursos para contratar pesquisas de viabilidade econômica, de oportunidades mercado, de previsões consistentes para o futuro. Apesar da capacidade das nossas universidades em produzir tais avaliações, para atrair o interesse dos empreendedores de fora, precisamos contratar “empresas de grife nacional”, que pelo seu prestigio possam chancelar os dados a ser apresentados.

Precisamos de mais profissionais, de viajar mais, de estar presentes em eventos pelo mundo afora. Caso contrário, continuaremos a ser superados pelas regiões metropolitanas, com sua alta capacidade de atração de investimentos privados e públicos.

Nos próximos dias nos reuniremos com o Prefeito, para desenhar a ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DE AÇÃO para 2015/2016. Precisamos de algumas conquistas importantes, para continuar plantando ainda mais para o futuro.

Muito, MUITO AINDA PRECISA SER FEITO ! Estamos cada vez mais distantes dos “times de cima da tabela”, no extremo do Brasil, e na ponta do chamado “quadrante da miséria” do Rio Grande do Sul. Nada pode ser mais preocupante.

Mas saí muito otimista daquela reunião, já que a ADESM reúne as principais lideranças politicas, educacionais e empresariais da cidade. E esse é o anseio de todos: UMA SANTA MARIA AINDA MAIOR E MELHOR DE SE VIVER. Os próximos dois anos serão decisivos para nossa cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo