Arquivo

Dever de casa. Yeda passa feriadão articulando novo secretariado. E o Jorge Pozzobom, hein?

Costumo afirmar, e não mudo de idéia, que não gosto das opiniões de Políbio Braga. Mas são dele, afinal de contas, e é preciso respeitar. Pontos de vista a parte, porém, reconheço nele um profissional muito bem informado. Por essas e outras, eventualmente reproduzo aqui o que PB escreve. É o caso de agora. Confira e, lá no final, acompanhe meu próprio comentário:

 

“Aqui, tudo o que você precisa saber sobre a mudança do secretariado

 

A governadora Yeda Crusius irá nesta sexta-feira para Canela. Passará o Ano-Novo no Palácio das Hortências, com a família e amigos mais próximos. A governadora tucana usará o feriado para definir a data do anúncio da reforma do secretariado. Inicialmente, a idéia é efetivar as trocas na primeira quinzena de janeiro, mas há a possibilidade de adiar o anúncio para depois do Carnaval.

. Depois do ano novo, a governadora pretende tirar uma semana de descanso, numa praia do Nordeste ou em Santa Catarina. A decisão do destino também ocorrerá no feriadão.

. Entre as 20 secretarias do governo estadual, seis sofrerão mudanças na reforma imaginada por Yeda Crusius. Uma secretaria será recriada (secretaria Geral).

. As mudanças ocorrerão na Casa Civil, Sedai, Habitação, Turismo, Obras e Ciência e Tecnologia. A grande dúvida continua sendo Luiz Fernando Záchia. As peças se acomodam dependendo da posição que ele assumir. Claudio Diaz (secretário Geral), César Busatto (Casa Civil), Luis Roberto Ponte (Sedai), caso Zácchia não vá ele mesmo para a Sedai. A novidade é Mauro Sparta. São os nomes pretendidos pela governadora e que serão distribuídos entre os principais cargos a partir de uma decisão de Záchia.

. As outras posições de mudança:

– Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano: Marco Alba sairá para concorrer a prefeito de Gravataí. O PMDB indicará seu substituto.

– Turismo, Esporte e Lazer: Luis Augusto Lara sairá para ser presidente estadual do PTB em 2008. O PTB deve indicar seu substituto. O PSDB tem chances de emplacar um nome.

– Ciência e Tecnologia: o atual titular Paulo Maciel assumiu a vaga de Pedro Westphalen por pressão de última hora do PP. Deve sair. Seu substituto será do PP ou do PSDB.

– Obras Públicas: Coffy Rodrigues saiu do PDT para entrar no governo. Filiou-se ao PSDB e deve permanecer até abril, quando sairá para concorrer à prefeitura de Canoas. Sua saída, porém, pode ser antecipada.

. São Imexíveis:

Aod Cunha, Fazenda;
Fernando Schüler, Justiça e Desenvolvimento Social;
Ariosto Culau, Planejamento e Gestão;
Daniel Andrade, Infra-estrutura e Logística;
Celso Bernardi, Relações Institucionais;
José Francisco Malmann, Segurança;
Mariza Abreu, Educação;
João Carlos Machado, Agricultura, Pecuária e Agronegócio;
Otaviano Brenner de Moraes, Meio Ambiente;
Mônica Leal, Cultura;
Rogério Porto, Irrigação;
Maria Eleonor Carpes, Administração e Recursos Humanos;
Osmar Terra, Saúde.”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Cá entre nós, mas só cá entre nós, a possibilidade de Jorge Pozzobom assumir uma vaga de deputado federal, ele que é o segundo suplente, é cada vez mais remota. Uma grande conjugação de mudanças e a vinda de dois parlamentares da coligação PSDB/PPS/PFL-hoje DEM. Essa seria a única condição de o presidente tucano de Santa Maria assumir vaga em Brasília. Mas, e quem disse que Pozzobom não pode virar secretário? Se bem que, em conversa que teve comigo, há um bom tempo, o edil falou que, à época em que se discutia o governo, deixou claro para a governadora sua intenção de, um dia, virar deputado. E secretário, só se fosse de Justiça. Então…

 

SUGESTÃO DE LEITURA – acesse aqui e, se desejar, leia outras notas publicadas pelo jornalista Políbio Braga.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo