EconomiaSanta Maria

ABSURDO. A incrível dificuldade para fazer carteira de identidade em Santa Maria

No Sine, nem chegando de madrugada o cidadão consegue ter um serviço ágil - como manda a lei

Bastante interessante o material produzido pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Trata da incrível e absurda dificuldade para se obter, na cidade, um documento básico, a carteira de identidade. Algo que preocupa a entidade, que faz gestões no sentido de normalizar a situação. Confira mais no texto e fotos assinados pela jornalista Sione Gomes. A seguir:

Carteira de identidade só sai com espera e fila na madrugada

Em Santa Maria, a confecção da carteira de identidade – um dos principais documentos de identificação civil no Brasil – exige bem mais do que está previsto na Lei 7.116, de 29/08/1983. Conforme a legislação, bastaria levar certidão de nascimento ou casamento, original ou cópia autenticada, e pagar taxa de R$ 28,25 ou R$ 40,36 (segunda via), pois a fotografia é feita no momento da solicitação. Mas no único posto de atendimento local, junto ao SINE/FGTS (Rua Alberto Pasqualini, 121), o item imprescindível é paciência. E muita.

Nesta sexta-feira, a primeira pessoa em busca de um dos 100 atendimentos/dia chegou às 4h, ainda na madrugada. Estava enganado, pois achava que a distribuição de senhas começava às 5h. Com isso, aumentou ainda mais a vigília que, cotidianamente, começa em torno das 6h. Às 6h30min, já eram mais de duas dezenas de pessoas aguardando. E depoimentos, mesmo que não-identificados, afloram com facilidade:

– Estou com meu piá ali, dormindo no carro – diz o rapaz que percorreu os 44 quilômetros desde Restinga Seca para esperar. Ele precisa do documento para viajar à Argentina a trabalho.

Quem tem urgência na confecção do documento também não pode contar com a alternativa de agendamento online (disponível em www.agenda.tudofacil.rs.gov.br). A busca pelo serviço no início desta semana indicou que o atendimento somente será concretizado em abril, daqui a 45 dias.

Modificar essa situação, no menor prazo possível, é a preocupação expressa pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) ao diretor geral do Instituto Geral de Perícias/RS, Aureo Luiz Figueiredo Martins. “Com o porte e a importância regional que Santa Maria tem, é imprescindível que seja ampliado o número de atendimentos para emissão das carteiras de identidade. É preciso facilitar a vida das pessoas e, não, o que acontece neste momento, com filas desnecessárias e desconforto diariamente”, afirma o presidente CACISM, Paulo Ceccim. Em ofício encaminhado recentemente, a entidade se coloca à disposição para contribuir na busca por soluções no menor prazo possível. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Claudemir, estamos no dia 19/02/2018 e a dificuldade continua. Pois só se faz o agendamento por telefone 32232730 das 8 as 13hrs e não tem Cristo de alguem atender o telefone, só da ocupado. todos os dias ligo há mais de vinte dias (20) e nada. É uma vergonha essa situação.

  2. É um grande absurdo!
    Tem que agendar pelo telefone, mas estou tentando a dois dias, chama só dá sinal de ocupado, minha filha foi até lá , falaram que tem que agendar antes…. uma piada!
    Continua com sinal de acusado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo