Arquivo

150 anos. Bandas marciais e Daniel, os astros do final de semana na festa do sesquicentenário

O cantor pop-romântico Daniel (que já foi sertanejo e até já fez dupla com João Paulo, falecido em acidente de trânsito) é uma das grandes estrelas da festa do sesquicentenário de Santa Maria. Será na noite de sábado, no Parque da Medianeira. A prefeitura estima, segundo li, pelo menos 20 mil assistentes. Se acontecer, é provável que se trate do maior público para um show dessa natureza, na boca do monte.


Mas não é, Daniel, a única – e alguém até diria, a principal – atração da festa do sesquicentenário, neste final de semana. Antes, na tarde de sábado, acontece o festival de bandas marciais. E o grande destaque, aqui, é a presença da Banda dos Fuzileiros Navais. Mais informações você obtém com o material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é da jornalista Jaiana Garcia. A seguir:

 

“Banda Marcial dos Fuzileiros Navais é a principal atração de encontro no sábado

 

O Estádio Presidente Vargas, que foi palco de diversas vitórias do Inter-SM este ano, agora recebe um dos maiores eventos organizados para comemorar os 150 anos de Santa Maria: o Encontro de Bandas Marciais, que acontece no próximo sábado (24), às 16h. Sete bandas se apresentarão, com destaque para a Banda Marcial do Corpo dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, composta por 135 pessoas.

Além da banda carioca, grupos locais também se apresentarão. Entre eles, as bandas das escolas Maneco, Xavier da Rocha e Divina Providência, e militares, da Base Aérea, da Brigada Militar e da 3ª Divisão do Exército. Estas seis apresentações devem durar cerca de 20 minutos, já a da Banda dos Fuzileiros deve durar, no mínimo, meia hora.

Os portões do estádio estarão abertos a partir das 14h30. São esperadas no local cerca de 7 mil pessoas. A entrada é gratuita e será organizada por ordem de chegada. A Rua Ana Neri, localizada atrás da entrada principal do estádio, estará fechada para o trânsito de veículos.

BANDA DOS FUZILEIROS NAVAIS
Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingüe-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, desde 1951, quando a Guarnição do Cruzador Tamandaré, recém incorporado à Marinha Brasileira, presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas. Em sua composição encontra-se: bombos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros, cornetas de 1ª voz, cornetas de 2ª voz e cornetas-baixo.

Dentre suas inúmeras apresentações, destacam-se as realizadas no exterior, como na coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, nas comemorações cabralinas em Portugal e abertura do desfile de 14 de julho em Paris, no “Ano do Brasil na França”. Recentemente, a Banda Marcial apresentou-se antes do jogo Brasil x Uruguai, em evento comemorativo aos 50 anos do Estádio do Maracanã e nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio.

* Fonte: Site oficial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo