DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Federação convoca seleção gaúcha de flag football. Oito atletas são do Soldiers

Saiba quem são as garotas santa-marienses que estão entre as “pampeanas”

Elenco de flag football feminino santa-mariense do Soldiers é o mais vitorioso do Rio Grande de Sul (Foto TV Pippi/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Na última sexta-feira (14), a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou oficialmente, em suas redes sociais, a criação da Seleção Gaúcha de Flag Feminino – o Rio Grande do Sul Pampeanas. Na primeira convocação, oito atletas do Santa Maria Soldiers, equipe com mais títulos no Estado, foram selecionadas. A ideia do projeto é se reunir e realizar treinos em conjunto como preparação para futuras disputas.

De acordo com o presidente da FGFA, Ismael Ferreira, a formação de uma delegação gaúcha foi um pedido da própria Confederação Brasileira de Futebol Americano, com o objetivo de, no futuro, realizar competições com as equipes estaduais. “Houve um pedido da Confederação Brasileira de Futebol Americano às federações para que se organizassem para a possibilidade de, a partir de 2023, termos campeonatos de seleções, como já houve no passado em outras categorias. Esta convocação visa a participação de uma série de treinamentos que acontecerão no final do ano, aproveitando que o calendário do flag feminino no Rio Grande do Sul já acabou”.

Da mesma forma, Ferreira revela que a ideia é desenvolver seleções gaúchas de mais duas categorias: flag football masculino e futebol americano sub-20. Até o momento, a organização está no processo de estruturação da comissão técnica destas delegações. Esta não será a primeira vez que um elenco de base será formado, uma vez que em 2018 uma equipe sub-19 full pads (com o uso dos equipamentos de proteção) foi formada no Rio Grande do Sul para enfrentar a seleção de Santa Catarina.

Para construir o elenco de flag feminino, dados do Campeonato Gaúcho e da Copa RS de 2022, como também de torneios estaduais de anos anteriores, foram estudados e utilizados. Além disso, as atletas tiveram um período de tempo para demonstrar interesse em participar da Seleção Gaúcha. Confira abaixo todos os convocados e suas equipes originais.

Comissão técnica

Head Coach: William Spazzin (Carlos Barbosa Ximangos)

Coordenadores ofensivos: Adriano Souza Jr. (Lions Flag Football) e Oscar Capuchino (Canoas Bulls)

Coordenadores defensivos: Pedro Cavalheiro (Stone Giants) e Marcos Martins (Santa Cruz Chacais)

Time de Ataque

Quarterbacks: Eduarda Santi (Santa Maria Soldiers), Letícia Poersch (Carlos Barbosa Ximangos) e Nádia Pranke (Lions Flag Football)

Snappers: Ashley Monique (Canoas Bulls), Jéssica de Jesus (Erechim Coroados) e Raquel Heimann (Soldiers)

Wide Outs: Carolina Collares (Lions Flag Football), Ester Medeiros (Carlos Barbosa Ximangos), Jéssica Lemos (Santa Maria Soldiers), Luana Limberger (Santa Cruz Chacais), Raúla Leal (Lions Flag Football) e Renata de Oliveira (sem time)

Slot Receivers: Cíntia Larissa (Carlos Barbosa Ximangos), Geórgia Boff (Santa Cruz Chacais) e Keli Maldaner (Santa Maria Soldiers)

Time de Defesa

Blitzers: Gabriela Müller (Lions Flag Football), Manuela Kelling (Santa Maria Soldiers) e Tayane Bueno (Erechim Coroados)

Linebackers: Ane Alonso (Carlos Barbosa Ximangos), Dienefer dos Santos (Carlos Barbosa Ximangos), Edimara Heis (Lions Flag Football, Irla Oliveira (Santa Cruz Chacais), Kimberly Valentim (Lions Flag Football) e Suelen Raugust (Santa Maria Soldiers)

Safeties: Charlana Jung (Canoas Bulls), Danyele Tiburski (Carlos Barbosa Ximangos), Juliana Dalcin (Carlos Barbosa Ximangos), Kelly Taline (Santa Maria Soldiers), Laura Doering (Lions Flag Football) e Lucimara Friedrich (Santa Maria Soldiers)

O primeiro compromisso das gaúchas deve acontecer em dezembro, na cidade de Timbó, Santa Catarina, com a disputa da Copa Sul de flag feminino. A competição, que ainda não foi anunciada oficialmente, contará com equipes da Região Sul do país, ou seja, as gurias das Pampeanas serão as únicas representando uma seleção.

Lucimara Friedrich, safety, é uma das duas jogadoras de defesa destaque dos Soldiers e uma das convocadas (Foto Deco Imagens/Divulgação)

Uma oportunidade de evolução

Uma das oito Soldadas convocadas para a Seleção Gaúcha foi Lucimara Friedrich, que já teve parte de sua história na modalidade contada pelo site (AQUI). A safety da equipe santa-mariense ilustra a sensação de ser considerada uma das melhores jogadoras de defesa do Estado: “é gratificante ser considerada uma boa atleta. A sensação, também, é de reconhecimento pelos esforços que faço dentro e fora de campo para ajudar meu time”, declarou.

A convocação não era esperada, segundo a jogadora, mas foi importante para entender como seu desempenho dentro das quatro linhas estava sendo percebido. Não esperava ser chamada porque tem muitas meninas que são excelentes jogadoras. Entretanto, estava curiosa. Eu estava interessada em saber se o que tenho desempenhado em campo está sendo satisfatório. Esse olhar de fora é importante”, contou Lucimara.

Para a atleta, a expansão do flag football gaúcho para o resto do Brasil é um dos pontos principais do projeto. “No Rio Grande do Sul, temos meninas que são nível de Seleção Brasileira e ainda não tiveram oportunidade de mostrar seu talento. Essa equipe irá alavancar grandes oportunidades”, afirmou a safety.

Em 2023, o Santa Maria Soldiers volta a campo com a realização do Campeonato Gaúcho, no primeiro semestre do ano. A jogadora aponta os principais pontos positivos da seleção de oito jogadoras do elenco santa-mariense para as Pampeanas e segue falando sobre a importância desta seleção.

“Para o Soldiers, será um ganho de conhecimento. Um dos objetivos do projeto é expandir o aprendizado e tudo que realizarmos será repassado às nossas atletas. Então, fico muito feliz que tenha pessoas realmente interessadas em apoiar as meninas e o esporte. Esse suporte é preciso para termos um futuro brilhante. Sou muito grata por isso”, disse Lucimara.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo