PolíticaSaúde

SAÚDE. Covid-19, em quatro meses, já matou pelo menos 11 prefeitos brasileiros, inclusive um gaúcho

Do portal especializado PODER360, com texto de MELISSA DUARTE e imagem de Reprodução

Pelo menos 11 prefeitos brasileiros já morreram por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, ou complicações desencadeadas por ela até esta 2ª feira (27.jul.2020) no país. Todos eram homens, de idades que variavam de 35 a 78 anos, e chefiavam municípios de 10 Estados diferentes.

A vítima mais recente é o prefeito de Alto Taquari (MT), Fabio Garbugio (PDT), de 47 anos, que morreu no domingo (26.jul). O produtor rural assumiu o cargo em julho de 2017, depois de uma eleição suplementar. Ele tinha hipertensão, apresentou os primeiros sintomas em 18 de julho e foi internado 3 dias depois. Foi transferido para 1 hospital em Goiânia na 6ª (24.jul) e levado para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no dia seguinte. A primeira-dama, Silvana Scutti Garbugio, também foi diagnosticada com covid-19 e se recupera em casa.

Os prefeitos de Viamão (RS), Valdir Jorge Elias (MDB), 65, e de Água Doce do Norte (ES), Paulo Márcio Leite Ribeiro (DEM), 50, morreram na última 4ª feira (22.jul). Conhecido como Russinho, o emedebista se tornou o prefeito da cidade, na região metropolitana de Porto Alegre, em fevereiro, quando o eleito André Pacheco foi afastado por suposta fraude. Estava na UTI desde 15 de julho.

Paulo foi a 4ª morte por covid-19 no município capixaba, que fica a 280 km de Vitória. Apresentou os primeiros sintomas em 6 de julho e ser levado para a UTI no dia seguinte. O vice, Jacy Donato (PV), que morava nos Estados Unidos desde 2018, retornou ao país para assumir o cargo em 14 de julho.

O prefeito de Ingá (PB), Manoel Batista Chaves Filho (PSD), 64, morreu em 16 de julho depois de 11 dias na UTI. Conhecido como Manoel da Lenha, o chefe do Executivo local tinha doenças preexistentes que não foram reveladas. A cidade se localiza a 100 km de João Pessoa.

O prefeito de Araguanã (TO), Hernandes Neves de Brito (DEM), 74, morreu em 11 de julho depois de 10 dias de internação. Foi a 2ª vítima da doença no município, localizado a 400, 2 km de Palmas. O sogro também morreu por covid-19, em 19 de junho. A primeira dama, Rosineire Silva de Sá, foi infectada, mas já se recuperou.

Hernandes da Areia assumiu o cargo no lugar do prefeito eleito Fernando Luiz dos Santos (PSD), que renunciou em dezembro de 2017. Agora, a cidade às margens do Rio Araguaia é comandado pela vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD). O presidente da Câmara municipal, Cícero Cruz de Araújo (PDT), morreu em 26 de junho, por infarto….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo