Arquivo

Nova Sta Marta. Carta de morador agradece à governadora Yeda, por verbas que vêm de Brasília

O título da nota do governo do Estado (leia logo abaixo) é meio enganoso, afinal se trata da carta de um morador. Mas, enfim, isso não desqualifica o conteúdo: o agradecimento ao empenho da governadora Yeda Crusius. Que houve, é justo se dizer; afinal, ao contrário de outros governos, enviou projeto à Assembléia Legislativa, doando o terreno da antiga Santa Marta.

 

Mas o troco todo, que vai permitir a regularização fundiária daquela comunidade, que tem cerca de 25 mil habitantes, vêm do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. E as gestões foram feitas pela prefeitura de Santa Maria.

 

De qualquer sorte, o mérito da governadora (na foto de Mauro Mattos, quando da visita feita à localidade) existe – só não precisaria, penso, cá do meu canto, ser aumentado. Aí soa um pouco falso, inclusive sobre a origem das gestões para obter a verba. Mas, e isso precisa ser ressalvado, não é o caso da manifestação do morador, justificadamente tornada pública pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto oficial você lê a seguir:

 

“Moradores do loteamento Santa Marta agradecem à governadora pela regularização fundiária

 

transferência de uma área de 254 hectares do Estado ao município de Santa Maria, para regularização fundiária do loteamento Fazenda Santa Marta, foi agradecida pelos habitantes do local em carta assinada pelo líder comunitário Francisco Teodorico Portella. Depois de 17 anos de espera por parte dos moradores, a regularização foi viabilizada pela governadora, que sancionou no último dia 13 de junho a lei que autoriza o Executivo a doar ao município a área avaliada em R$ 23 milhões. A resolução do governo do Estado beneficia mais de 25 mil pessoas em vulnerabilidade social e concretiza a maior regularização fundiária da América Latina.

 

“No momento em que parabenizo o Estado do Rio Grande do Sul pelo apoio e ações demandadas em prol dos moradores da Nova Santa Marta, relembro a vinda da então candidata Yeda Crusius à minha humilde residência na Vila Pôr-do-Sol, onde pôde ver, com seus próprios olhos, como vive nossa gente e o importante trabalho social ali realizado, e que, antes de sair, fez uma promessa, a de que, se eleita governadora, faria tudo que estivesse ao seu alcance para regularizar a área da Nova Santa Marta”, diz o líder comunitário na carta endereçada à governadora. Ele acrescenta: “Depois de uma espera angustiante de mais de 15 anos, 3 partidos, 4 governadores, foi preciso uma mulher, uma tucana, que nos mostrasse um novo jeito de governar, simples, que se trata, apenas, de prometer e cumprir com a palavra dada”.

Por intermédio da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, o governo do Estado também projetou a construção de moradias, obras de saneamento básico e pavimentação de ruas no loteamento, com investimento de R$ 42 milhões. Para isso, foram buscados recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo