Arquivo

Mais 329. Santa Maria também surfa na onda do superaquecido mercado brasileiro de veículos

Confira, a seguir, reportagem publicada neste domingo pel’O Estado de São Paulo. Lá no final, informações locais e a minha opinião. Acompanhe:

 

“Euforia no setor de veículos

 

Tanto a produção como as vendas de veículos bateram recordes em março, segundo as associações das montadoras (Anfavea) e das distribuidoras (Fenabrave). A produção foi de 280,6 mil veículos, enquanto os licenciamentos de autos e veículos leves atingiram 232,1 mil unidades no mês e 617,5 mil no trimestre, crescimento de 15,6% e de 31,4%, respectivamente, sobre igual período de 2007. O mesmo ocorreu com caminhões, ônibus, motos e máquinas agrícolas. Neste caso, as vendas no atacado aumentaram 54,6% entre os primeiros trimestres de 2007 e 2008.

O grande aumento das vendas é resultado de preços relativamente estáveis, propiciados pela competição entre nacionais e importados; pelo aumento da renda; e, sobretudo pelo crédito farto e de longo prazo, cujo saldo foi de R$ 65,3 bilhões (27,1% sobre março de 2007).

As exportações, de US$ 1,15 bilhão, cresceram 6,6% entre fevereiro e março e 13,1% nos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores.

A capacidade de produção das montadoras é estimada em 3,5 milhões de veículos/ano e não há novas fábricas em construção. Em 2007, a produção foi de 2,97 milhões, dos quais 2,2 milhões para o mercado interno. Um aumento de vendas semelhante ao do ano passado poderá não ser sustentável, pois não há ociosidade suficiente na produção como no passado. Mesmo um incremento menor, de 20%, será problemático. Com a venda de caminhões crescendo 28% no primeiro trimestre, a entrega de um veículo novo chega a demorar seis meses.

As montadoras já estudam repassar para os consumidores a alta dos preços do aço, conseqüência da alta do minério de ferro…”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: a alguns pode parecer pouco, mas o número de veículos emplacados em Santa Maria no mês de março é um sintoma claro de que o superaquecimento do mercado também é visível na boca do monte. Conforme fonte do setor, foram 329 os veículos emplacados na cidade no mês passado. Um recorde. Pena que a gente não consiga saber as marcas. Eu, ao menos, não consigo. Mas se alguém conseguir, publico.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Euforia no setor de veículos”, publicada n’O Estado de São Paulo”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo