
Por Maiquel Rosauro
* O vereador Valdir Oliveira (PT) divulgou nessa quinta (15) que Santa Maria irá receber R$ 200 mil de emenda parlamentar para a saúde.
* A emenda é proveniente do deputado federal Henrique Fontana (PT), solicitada por Valdir em viagem realizada ano passado a Brasília.
* “O objeto da emenda ainda não foi definido, mas o dinheiro é nosso!”, festejou o petista.
* Na manhã dessa quinta, os gestores das 78 escolas do Município foram recebidos no Seminário São José para realizarem capacitações, orientações e se prepararem para o início das aulas.
* O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) estiveram presentes e apresentaram duas leis: a 6152/2017, referente às Normas de Convivência; e a 6185/2017, de Práticas Restaurativas, que abrange atividades de pedagogia social, promoção da cultura da paz e do diálogo, prevenção e tratamento de conflito nas escolas, entre outros.
* Ambas as leis surgiram a partir de projetos apresentados pela Tia da Moto no ano passado.
* “Eu estou vereadora, mas sou professora e por isso sei da importância desta Lei. Foi a partir do pedido dos professores que a criamos, para beneficiar os estudantes e qualificar as escolas”, disse a pedetista em relação à Lei de Práticas Restaurativas.
Sem empenho (uma das etapas da execução do orçamento) não existe “o dinheiro é nosso”. Petistas fazendo propaganda eleitoral com anúncios.
As leis citadas são, como quase todas no Brasil, algo que vai dar certo exceto quando der errado. Uma transforma em lei a disciplina nas escolas municipais. Outra é a coisa mais “fofa” do mundo, escolas que adotarem determinados princípios serão chamadas de “Centrais de Paz”. Deve ser no mesmo espírito das Unidades de Polícia “Pacificadora” do Rio de Janeiro que, como todos sabem porque a Globo divulgou, deram muito certo. Parece “1984” do Orwell, daqui uns dias Pozzobom criará a Secretaria da Verdade.