Arquivo

ESPECIAL. Da “Boca do Monte” à “Mérito em Comunicação”, 42 comendas e medalhas na Câmara

Em 3 de dezembro de 1984, o então presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Miramal de Mattos, promulgou a Resolução Legislativa 06/1984. Ela instituía a Medalha Boca do Monte, destinada a premiar três personalidades respectivamente das áreas da Cultura – “teatro, ensino, comunicação social (jornal, rádio TV, revista), ciências, literatura, etc.”; dos Direitos Humanos, Lutas Populares e Desenvolvimento  – “entidades, sindicatos, comitês e/ou empresas comerciais e industriais genuinamente santa-marienses.”; e Esporte – “futebol, futebol de salão, basquete, vôlei, handebol, bocha, bolão, etc”.

 

Não resta dúvida alguma tratar-se de uma homenagem justa, para os padrões da época. Especialmente as duas primeiras áreas, ainda sofrendo sob os efeitos dos últimos estertores do regime militar. O que não sabiam os legisladores de então é que, anos mais tarde, seus sucessores, de Legislaturas seguidas, banalizariam tanto esse tipo de homenagem que, hoje, até mesmo esta, de resto muito importante, não é levada a sério pela sociedade. O que é uma pena.

 

De lá para cá, numa verdadeira fúria bajuladora, o Legislativo cometeu a proeza de criar (ou chancelar) nada menos que 42 medalhas, comendas ou afins. Algumas delas, embora devessem ser anuais, foram entregues pouquíssimas vezes, quando não apenas em uma ocasião. Curiosamente, as mais importantes (embora existam outras nessa condição) são exatamente as primeiras.

 

Depois da “Boca do Monte”, do fim de 84, a seguinte foi criada apenas em 1991 – e é sobrevive até hoje: a distinção “Vereador Emérito”. Em compensação, alguém tem idéia de quando foi nomeado o “Alfabetizador Emérito do Ano”, homenagem criada também em 91? O certo é que a Comenda Noel Guarany, criada em 1999, faz muito tempo não é entregue.

 

Para poupar o leitor, e até os muitos homenageados (que não têm culpa alguma e, boa parte, possui indiscutíveis méritos), fiquemos por aqui. Mas, creia, há várias medalhas que não encontram vencedor, ao longo do tempo. Ah, só para constar, a última das comendas paridas pelo Legislativo data de 2007 e é destinada ao “Mérito em Comunicação”. É a de número 42.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo