Arquivo

Creia. PSDB está fazendo o possível (e o impossível) para perder outra eleição presidencial

É, pelo menos, a impressão. Enquanto o PSDB briga internamente, exatamente como aconteceu em 2006, dividido (não importa quem tenha a maioria, no caso) entre duas candidaturas, e simplesmente não encontra um jeito de chegar a um acordo, seu oponente está mais do que preparado para o embate de 2010.

 

Agora, a questão toda é a realização de prévias. Aliás, um excelente instrumento. Mas, desconfio, no caso dos tucanos pode se tornar, antes de um elemento de união, sinônimo de rusgas futuras. É o que penso. Ah, a propósito dessa questão do PSDB, é interessante a leitura da coluna “Coisas da Política”, do Jornal do Brasil, assinada pelo editor chefe do JB, e reproduzida no Blog dos Blogs. A foto é de Fábio Pozzebom, da Agência Brasil. Confira:

“Aécio vence Serra e força as prévias

Os candidatos do PSDB  a presidente da República – o governador de São Paulo, José Serra, e o de Minas Gerais, Aécio Neves – começam a esquentar as coisas dentro do partido. Veja o caso do presidente da legenda, o senador Sérgio Guerra (PE), um homem calmo e normalmente apaziguador.

No dia 17 de janeiro, ou seja, há um mês, esta coluna ouviu Sérgio Guerra sobre a possibilidade de realização de prévias no partido. Pois os aliados do governador de São Paulo, que lidera as pesquisas eleitorais, não querem as prévias, ao passo que o governador de Minas já declarou publicamente que não abre mão desse mecanismo de consulta ao partido. Naquele dia, a coluna reproduziu a seguinte declaração de Sérgio Guerra:

– Realmente, se houver dois candidatos, a solução será realizarmos prévias eleitorais. Mas não creio que haverá prévias, porque tudo indica que os dois candidatos, ou seja, o Serra e o Aécio, irão se entender.

Argumentei com o senador que o PSDB tende a enfrentar turbulências até a escolha de seu candidato. E Guerra retrucou:

– Turbulência? Que turbulência? Não haverá turbulência nenhuma. Eles vão se entender. E sem necessidade de prévias.

Curiosamente, alguns dias depois Aécio chamou Sérgio Guerra para uma conversa. Ontem a coluna procurou o senador e perguntou o que o governador de Minas queria. Sérgio Guerra revela com franqueza:

– O governador pediu que a direção do partido agilize a regulamentação das prévias, e eu fiquei de tocar isso a partir desta semana, quando estamos retomando o período legislativo.

Como? Então vai haver prévias? Mas o Sérgio Guerra não estava apostando que elas não seriam necessárias? O senador se explica:…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira, também, outras notas e análises publicadas no Blog dos Blogs, editado por Tales Faria.

Leia também a nota “Serra afirma que aceita disputar prévias com Aécio”, publicada por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo